Cestos com Creme de Iogurte e Pêssego **

sábado, julho 07, 2012


        Hoje foi dia de mudanças cá em casa, andamos todos atarefados a mudar os móveis, arrumar o quarto e ainda 'perdemos' tempo a fazer esta sobremesa. E sim, desta vez não fui só eu a cozinhar, o N ainda ajudou bastante (daqui a nada está um mini chefe especializado!). Acabou por ser o nosso manjar depois do cansaço e soube mesmo bem fresquinha com um chá frio de frutas a acompanhar! Já agora, já repararam como está a ficar lindo o canteiro das flores? Uma mão cheia de cores para sonhar, não? É tão bom tomar um pequeno almoço verificando as cores dos novos borbotos. Mas adiante, eis a receita de hoje: 

Ingredientes 

Massa dos cestos 
70 gr muesli (não tinha, usei a mesma quantidade de cereais integrais); 
40 gr cereais integrais ou Bran Fibra Flakes; 
 40 gr flocos de aveia integral; 
 1 colher (sopa) sementes sésamo (acrescentei umas de linhaça também, e aconselho acrescentar menor quantidade de sésamo, porque fica um sabor muito forte e para quem não gosta torna-se desagradável);
 2 colheres (sopa) margarina vegetal;
2 colheres (sopa) mel

 Creme de iogurte
4 iogurtes naturais drenados* (ou 3 iogurtes gregos) (eu usei iorgurtes de pedaço de morangos, que era o que tinha cá em casa);
Raspa de meio limão (usei a raspa de um limão inteiro, dá-lhe um sabor mesmo bom!);
Açúcar em pó baunilhado a gosto (não coloquei porque não achei que fosse necessário) 

Preparação 

 Massa dos cestos 
 Triturar o muesli, flocos de aveia, sésamo, cereais integrais na trituradora (não triturar demasiado). A este preparado juntar, com as mãos, a margarina e o mel até formar uma massa maleável (granulado húmido). Dispor esta massa sobre pequenas formas (usei formas de queijadas) untadas com manteiga e formar pequenos cestos. Levar 15 minutos ao frigorífico e levar de seguida ao forno (200ºC) durante 10-12 minutos, até que a massa fique firme e dourada. Nós tivemos um pequeno acidente, e dez minutos é muito tempo no forno, os nossos ficaram um bocado queimados. Retirar e deixar arrefecer bem. 

Creme de iogurte 
 Bater o iogurte com o açúcar baunilhado e as raspas de limão. Quando os cestos de muesli estiverem frios, colocar o creme de iogurte em cada cesto e por cima pedaços de pêssego fresco (ou outra fruta a gosto), eu experimentei colocar doce de frutos silvestres por cima e ficou igualmente bom. Servir de imediato ou colocar no frigorífico a refrescar.
Retirado daqui.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Hmm... que bom aspecto ;) vou aventurar-me a fazer, depois digo-te como ficaram princesa

    ResponderEliminar
  2. como foi bom receber um comentário teu no meu blog. sabes, há dias em que te visito e penso que és uma pessoa cheia de brilho, deves ter um sol dentro de ti a raiar sorrisos. gostava tanto de conseguir ser assim também, Marianinha.

    ResponderEliminar
  3. Soube bastante bem chegar a este teu cantinho e ler este pedacinho de vida e de sabores que alegram quem te acompanha. Gostei bastante. Um Beijo :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Mariana!

    Bem, confesso que estou apaixonada pelo teu blog :D

    Muito obrigada pelo teu comentário, não conhecia o teu blog mas vou sem dúvida seguir-te e acompanhar o teu blog :D As tuas receitas parecem mesmo a minha cara :D

    Beijinhos e continua assim :D

    ResponderEliminar
  5. P.S: vou experimentar os teus cestinhos :D

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá