A necessidade de ser forte, seja isso o que for.

quinta-feira, novembro 08, 2012

     Gostava que alguém um dia me explicasse o conceito de "ser forte". Gostava mesmo que me explicassem, sem entre linhas ou pontos de interrogação o que é ser forte. Ser forte é assumir as fraquezas ou saber lidar com elas escondendo-as dos teus sentimentos? Quando nos dizem para sermos fortes, é suposto sermos o quê? Fazermos o quê? Houve um tempo que pensei que ser forte era estar sempre a sorrir, nada nos abalar, e viver feliz no matter what. Mas depois ensinaram-me que ser forte era assumir aquilo que sentirmos e independentemente da situação sermos sempre sinceros e francos com as pessoas e dizermos o que sentimos na realidade. O problema é que, quando tomas esta última "maneira de ser forte", temos que saber que existem pessoas que não vão compreender a nossa sinceridade nem sequer o quão frágil nos colocamos quando somos fortes ao ponto de exprimimos realmente aquilo que somos. E quando existe mais que uma pessoa a não compreender esta maneira, mas sim  muitas, a tua força transforma-se na tua fraqueza e vais-te a baixo. E depois disto, dessa reviravolta, como é suposto saber como voltar a ser forte? 
        Como é suposto depois de tudo isto saber como reagir? Como é que devemos reagir quando o mundo está a desabar à nossa frente e tudo o que mais queremos é manter-mo-nos em pé? Criar barreiras? Continuar a oferecer sinceridade a quem não compreende? Mentir continuamente a nós próprios dizendo que vai ficar tudo bem, quando na realidade nem nos damos ao trabalho de identificar o problema para o combater? Mas e se identificamos e se o problema não tem solução? O que fazemos? Como é suposto anular a dor que sentimos e ainda ter forças para ser forte (signifique isso o que significar)? O problema é que - quase sempre - quando uma coisa não está mal, aparecem mil coisas ainda piores. O que é suposto fazer? 
     Já tive várias técnicas para arranjar forças: pensar, ignorar, perdoar, esquecer, falar... Mas nenhuma delas a determinado tempo parece resultar. Esgotam-se as opções e as respostas tendem a demorar. Entre o agora e o depois, a pergunta persiste: como é que se é forte? Alguém que me diga. E até ter uma resposta por favor, não me digam para ser forte e que vai ficar tudo bem. Porque falar é muito bonito, o problema está nas acções.

You Might Also Like

9 comentários

  1. Ser forte, princesa, é estar rodeada de problemas e mesmo assim conseguir mostrar um sorriso radiante como o teu. Ser forte é não parares de alegrar as pessoas e de fazeres o que te faz feliz porque estas com um problema. Ser forte é ter a capacidade de reconhecer que erramos e assumir esse erro mesmo que por momentos estejamos a mostrar fragilidade. Estamos a agir como é correcto, porque estás a ser verdadeira contigo mesma e com os outros. E não será a verdade uma das partes fundamentais para encontrar a solução? Penso que sim. Quando te escondes, e guardas esses sentimentos todos dentro de ti, sem dizer aquilo que achas e que te incomoda, só estás a criar uma bola de neve e a adiar a resolução desses mesmos problemas. Quando vais à luta para, podes não ter uma resposta imediata mas vais tê-la!
    Depois de tudo isto posso dizer, FORÇA e estou sempre a caminhar do teu lado!

    ResponderEliminar
  2. Não existe conceito nenhum. Cada pessoa é forte à sua maneira, porque dentro de cada pessoa existe uma enorme força interior. Basta encontra-la e saber segura-la. Não sou exemplo para ninguém, mas para tentar explicar-te, deixo aqui: tenho uma doença rara, que me deixou surda e com paralisia facial após a minha primeira cirurgia, tenho dores de morte, muito resistes à medicação, tenho 'n' cirurgias para fazer, actualmente tenho medo de perder a visão e muitas mais 'coisas chatas'. Se podia desistir? Claro que sim! Como lido com isto? 'pegando o touro pelos cornos'. Porque faço isto: porque quero viver. Como arranjo força? Nas minhas pessoas. Nos sorrisos. Nas pequenas coisas. Resulta, pelo menos comigo. No entanto dizem que sou forte mas eu não o acho. Faço só o que tenho de fazer. Seguindo o que sinto que tenho de fazer. Sera que vale a pena passar por tanto sofrimento? Vale sempre!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Ora nem mais.. A minha humilde resposta à tua pergunta seria um mix destes dois comentários..
    Ser forte não implica esconderes o que sentes quando existe contrariedades, mas sim sentires-te verdadeiramente bem, apesar das contrariedades.. Onde é que vais arranjar "força" para te sentires bem? Nas pessoas que te rodeiam, nas pequenas coisas e simples como os sorrisos, uma musica, um filme inspirador, uns minutos de meditação,... Com o passar do tempo vais ganhando experiência e vais-te conhecendo melhor, e passas a saber onde poderás ir buscar essa "força" adicional para vencer as contrariedades que te aparecem pela frente..
    (tu dás-me força!)

    ResponderEliminar
  4. ser forte é, perante todas as adversidades, e independentemente do que aconteça, nunca deixares de ser tu mesma!

    e é tão fácil ser-se fraco...

    ResponderEliminar
  5. Ser forte é saber a verdade, ser inteligente e mesmo assim conseguir ser brando como uma pomba.
    Ser inteligente e dar a outra face requer muita força.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Mariana, porque é que perguntas se és a pessoa mais forte que eu conheço?!?

    A sério!!! :-D

    Ser forte é defender e viver segundo os nossos ideais, os nossos valores morais, e tu defendes e vivees de acordo com os teus! :-)
    Ser forte é manter a nossa maneira de ser, de estar e de pensar, independentemente do rumo que o mundo leva, e tu manténs isso tudo. :-)
    Ser forte é admitir quando não se consegue mudar as coisas, quando não se consegue atingir aquele ponto no coração das pessoas que lhes desbloqueia os pensamentos e os faz ver as coisas de um modo diferente, e seguir em frente, e tu, como se lê nesta mensagem, fazes isso! :-)
    Ser forte não é ser um herói destemido, sempre a meter-se em lutas, não é ser um palhaço de sorriso sempre aberto, que não demosntra os seus sentimentos, não é ser um catavento, que muda de direcção para resistir ao vento... Ser forte é conheceres-te a ti própria, é saberes quem és e o que queres da vida e de quem te rodeia, é seres um pontão que resiste à tempestade, oferece porto seguro a quem dele precisa e serve como uma plataforma para os outros verem e chegarem mais longe. E tu cumpres todos estes requisitos! :-)

    Não quero fazer inchar o teu ego, apenas fazer-te ver o óbvio: não precisas de saber o que é ser forte, pois já o és naturalmente.
    O facto de parecer que a maioria não te percebe, só comprova, sem sombra de dúvida, que és forte - porque o mundo está cheio de fracos que não defendem aquilo em que acreditam, pois nem eles sabem o que isso é!

    Continua a ser tu própria, a contribuir para a mudança positiva, a estar lá acima na espiral de evolução consciente, a iluminar o caminho a quem sabe ver e deixa de tentar puxar para cima quem julga que está no topo.

    Fica bem e bom fim-de-semana linda guerreira da Luz! :-D
    <3

    P.S.: Gostei tanto deste comentário, saiu tão de dentro, que acho que vou colocá-lo no blogue! ;-P

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado a todos pelos comentários :) Do fundo do coração.

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá