Wake up with determination. Go to bed with satisfaction.

terça-feira, janeiro 29, 2013


Quando nasci a médica disse à minha mãe que eu ia ter uma personalidade muito forte e que rezasse para que eu tomasse boas decisões porque ia ser muito determinada. Isto porque desde pequenina que mostro ser muito decidida e convicta naquilo que penso. 
A minha mãe costuma contar uma história que prova exactamente esta minha determinação. Acho que tinha dois anos, ainda usava chupeta e numa conversa à mesa o meu pai disse "A Mariana é uma mulherzinha, tenho pena de ela ainda usar chupeta". Nesse instante levantei-me da mesa, fui ao quarto buscar a chupeta, coloquei-a no lixo e disse "A Mariana já é uma mulherzinha, já não usa 'pepa". Os meus pais ficaram espantados, depois do jantar a minha mãe foi buscar a chupeta ao lixo desinfectou-a porque já sabia que a ia pedir. À noite, quando já estava na cama perguntei à minha mãe pela chupeta, ao que ela disse "Mariana, deitaste-a ao lixo, disseste que já não a querias". Ao que eu respondi: "Pois é, a Mariana já é uma mulherzinha." E nunca mais pedi a chupeta. 
Este foi o primeiro grande marco de como a minha personalidade era forte. E seguiram-se tantas mais decisões... Aos 12 anos decidi ir furar as orelhas e tive que ir sozinha porque os meus pais não concordavam com eu a furar as orelhas. Aos 15 anos tornei-me vegetariana. Aos 16 fiz um piercing (na orelha!) e tive rastas. E por aí.. Sempre fui uma pessoa de tomar decisões, de lutar por aquilo que gosto e de ser crente e determinada nas minhas decisões. Contudo de há uns tempos para cá a determinação andava a faltar-me. Durante uns anos a determinação parece que tirou férias por aqui. Mas neste ano novo prometi a mim mesma que ia tornar-me "uma mulher", que ia lutar por aquilo que queria e que acima de tudo ia assumir um compromisso com a determinação. Esta até podia ser só uma resolução parva para o novo ano, mas a verdade é que durante este mês esta decisão esteve bastante marcada e estou bastante satisfeita com os resultados (que depois hei-de partilhar com vocês).
Na realidade creio que a determinação tem um papel essencial na nossa vida. Já dizia Victor Hugo "As pessoas não carecem de força, carecem de determinação". Concordo ao máximo com essa frase porque, pelo menos no meu caso, é a verdade. Muitas das vezes não faço certas coisas por falta de força, mas sim por falta de determinação, porque não me empenho realmente nelas. Por isso é que escrevi esta lista, para me relembrar daquilo que quero realmente fazer, e por isso é que todos os dias aponto o que quero fazer. Para não desanimar, para não me esquecer e para essencialmente continuar a seguir em frente, com cabeça alta, brilho nos olhos, e sorriso alegre. 

You Might Also Like

7 comentários

  1. Adorei o texto Mariana , DETERMINAÇÃO devia ser a palavra de ordem na nossa vida :) Beijinho e continua assim a espalhar magia ! *

    Catarina!

    ResponderEliminar
  2. Adorei as tuas palavras até porque desde que acabei a universidade parece que perdi a confiança e a determinação. Ao ler o teu texto fez-me pensar em tudo e que tenho de lutar para mais tarde, nos meus 40, não dizer podia ter feito tanta coisa e não o fiz!
    Vai em frente e segue os teus sonhos com unhas e dentes :)
    Ainda bem que descobri o teu blog faz-me bem vir aqui.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Gosto de pessoas ambiciosas e determinadas na concretização dos seus sonhos. :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei :) Até à bem pouco tempo não era uma pessoa determinada... Era muito indiferente e não fazia a mínima ideia do que fazer com a minha vida. Foi à cerca de um ano que descobri, e acho que a determinação está muito ligada à motivação e ao gosto que temos pelas coisas, para podermos lançar os objectivos. A tua história fez-me lembrar isso. E por isso só há bem pouco tempo descobri a importância da determinação :')

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, assim é que é :)
    Admiro-te muito pois acho que és muito "adulta" para a idade que tens e isso nota-se pela maneira como escreves e pelas coisas pelas quais te interessas! Continua assim! Parabéns!! :)

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá