Pelas ruas (romanas) de Braga.

domingo, maio 26, 2013

Amo-te Braga.

        Com o tempo fui aprendido que as melhores viagens não são aquelas programadas, mas sim aquelas que aparecem sem sabermos como que surpreendendo até o próprio Destino. As melhores viagens são aquelas sem malas atrás das costas, sem destino certo e com imensos momentos propícios a ficarmos perdidos entre as ruelas, procurando em conjunto com os mapas os nomes das esquinas e encontrando inevitavelmente sítios lindos. Incrível como são os momentos mais impensados, mais impulsivos, que se guardam mais na nossa memória e nos nossos momentos mais felizes. 
      Justamente por isso é que o meu amor por Braga é cada vez mais crescente. Ultimamente tenho parado por Braga mais vezes do que o costume. Este fascínio começou já há uns anos, quando comecei a perceber a beleza deste grande Portugal. Sempre tive curiosidade em conhecer Braga e fui fazendo-o mas muito devagar, como se costuma dizer "às pinguinhas". Até que este ano a grande descoberta começou. Já é a terceira vez inesperada que vou lá. Se na primeira vez caí de pára-quedas lá, desta vez caí definitivamente de amores por Braga. Entre tantos momentos (embora poucos) que já vivi nesta cidade, ontem foi um dos melhores. Fui surpreendida com um jantar no restaurante Anjo Verde o qual aconselho vivamente, tem comida vegetariana deliciosa a um preço bastante razoável e nem sequer se paga o chá! Maravilhoso. Seguida de uma ida à Spirito Cupcake  que é um espaço ainda mais agradável de noite, se bem que desta vez não cheguei a consumir nada, deixei-me apenas ficar ougada pela montra. E claro passeios fantásticos por aquelas ruelas cheias de vida, com sorrisos encontrados e dar de mãos bem apertados.
     Não sei o que há de especial em Braga, o que sei é que sou sempre muito bem recebida lá. Seja por chuva que me limpou a alma durante o concerto dos Natiruts, ou por um céu estrelado lindo, esta cidade é sempre espectacular. Acho que as próprias pessoas se distinguem como pessoas simpáticas (e o mais importante: sempre prontas a dar indicações quando uma pessoa está perdida!). Ontem para Braga ficar mais mágica estava decorada de uma grande festa romana. Eram barraquinhas do tempo romano por toda a cidade, pessoas vestidas, tochas, espectáculos, incenso, velas e tudo de bom o que se pode imaginar. A verdade é que sou uma apaixonada por feiras medievais e esta de Braga que é tão peculiar conquistou-me! Fica a promessa de voltar mais umas quantas vezes e na próxima vez tenho que ir sem dúvida alguma ao Bom Jesus (que fica ainda mais lindo de noite todo iluminado).

You Might Also Like

8 comentários

  1. que texto maravilhoso e contagioso! As raízes de Portugal não mentem. Braga é o cérebro Português :)

    ResponderEliminar
  2. "Incrível como são os momentos mais impensados, mais impulsivos, que se guardam mais na nossa memória e nos nossos momentos mais felizes." Siiim :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também gosto muito de Braga e, tal como, tu recomendo aquele restaurante.Já lá fui mil e uma vez, mas é um lugar onde gostar de voltar para deambular pelas ruas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Braga, a minha segunda casa. Etão linda quanto a primeira. :)
    Spirito *.* :nhami: :nhami:

    ResponderEliminar
  5. Vais, certamente, adorar Guimarães! Tens de cá vir. E para almoçar ou jantar, recomendo o Cor de Tangerina (um pouco fora de preço, mas um bom restaurante vegetariano).

    ResponderEliminar
  6. Que texto tão incrível, super descritivo e mágico! Imaginei aqueles cenários super acolhedores e felizes: calçadas, danças, festa, muitas pessoas e um pôr do sol alaranjado a dar ainda mais brilho ao ambiente!
    Nunca fui a Braga sem ser ao enterro da gata há dois anos, mas agora despertaste-me a curiosidade :D

    <3

    ResponderEliminar
  7. Mariana, tão bonitas as tuas palavras sobre a "minha" cidade! Mas também aconselho vivamente fazer uma (ou duas, ou três...) visita a Guimarães (que também é uma das "minhas" cidades).

    Parabéns pelo blogue tão inspirador.

    Clara

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá