Desodorizante Natural :)

sábado, junho 15, 2013


      Existem três coisas nas quais eu sou muito esquisita: pasta dos dentes, baton e desodorizante. Em relação ao último, tenho uma pele bastante sensível e o facto de me deslocar a pé para todo o sítio faz com que precise de um desodorizante eficiente. Ando há anos a tentar encontrar o desodorizante perfeito, contudo no mercado de hoje em dia é complicado não só encontrar um desodorizante económico como também ecológico. A quantidade de químicos que nos rodeiam hoje em dia é estonteante! Assim comecei a apostar em desodorizantes "naturais": perdi a conta daqueles que experimentei. Lembro-me até que cheguei a comprar um desodorizante em puro cristal de rocha e bem.. nada disso funcionou. Talvez para outras pessoas resulte, mas eu sou demasiado exigente no que toca a isso. Sou daquelas pessoas que liga muito aos cheiros, não suporto a ideia de não cheirar bem, daí a busca ser tão complexa.
       Posto isso, lancei-me à procura de receitas de desodorizantes. Demorei até encontrar uma receita com materiais simples e económicos mas felizmente encontrei. A receita que usei está no blogue "Aproveitar a Vida" da Anabela (do qual eu sou uma fiel seguidora), mais precisamente neste link. Os únicos ingredientes que este desodorizante levam são, nem mais nem menos que: bicabornato de sódio, amido de milho (a comum farinha maizena) e óleo de cocô. O que pode ser mais difícil de encontrar será o óleo de cocô, eu comprei numa Celeiro Dieta e depois de fazer o desodorizante ainda me sobrou muito e aproveitei para alguns cozinhados!
     A receita é o mais simples que pode existir, eu fiz uma quantidade pequena (mas parece-me que vai dar para muito tempo!): coloca-se duas colheres de óleo em banho maria, e assim que este estiver derretido, junta-se uma colher de amido e outra de bicabornato e mistura-se até estar uma mistura homogénea. Seguidamente coloca-se num recipiente e deixa-se solidificar. O único senão que este produto tem é que acima de 25º o óleo de cocô derrete, o que torna complicado de o transportar. Por isso, sempre que tiver que fazer viagens uso os desodorizantes da The Body Shop (que são muito bons, também!). Em relação ao meu novo desodorizante, está mais que aprovado. Para além de ter um cheirinho fantástico e bastante duradouro, a textura é macia e hidrata bastante a pele. Na realidade, o bicabornato e o amido controlam o mau cheiro e a transpiração, enquanto o óleo de cocô hidrata e perfuma. Creio que é um dos melhores equilíbrios num cosmético. Aconselho, e bastante :)

You Might Also Like

21 comentários

  1. Como te compreendo! Eu também sou muito esquisita no que toca a desodorizantes... e até agora apenas duas marcas aceito pois o cheiro nunca desaparece e elimina qualquer mau odor. Os desodorizantes da AVON e da YVES ROCHER. Especialmente da AVON desde pequenina que a minha mãe os compra e não os troco por nada deste mundo! :)

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, vou experimentar em breve! Só é preciso ter cuidado para não arranjar amido de milho transgénico (a Maizena, no Brasil, acho que tem transgénicos; por cá não está indicado no rótulo)

    Obrigada, Mariana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois quero saber como correu :) Eu cá, estou mesmo muito satisfeita! :) A pele até fica mais macia.. :)

      Eliminar
  3. estou a usar este e aconselho: http://www.int.fa.com/fa/en/en/home/deodorant/anti-perspirant/deo-roll-on-plastik/deo-roll-on-sport-double-power-cool-fresh.html

    Também sou muuuuuito exigente neste tipo de produto.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom Mariana :) obrigada pela partilha, já tinha lido sobre o bicarbonato como desodorizante mas ainda não experimentei, como tenho cá em casa óleo de côco vou fazer isto! Também não tem sido fácil a minha busca pelo desodorizante certo :S

    um beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Uau, não fazia ideia que podíamos fazer este tipo de produto com ingredientes tão simples! Fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, acho que também vou experimentar;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Mais do que ansiosa por experimentar. Obrigadaa! :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes da "amostrinha" que te dei :)

      Eliminar
  8. O meu namorado sofre com os desodorizantes, porque lhe deixa marcas amarelas nas t-shirts brancas. Este desodorizante deixa marcas na roupa?

    ResponderEliminar
  9. Acho que você quis dizer óleo de côco. Óleo de cocô só irá piorar o mal cheiro!

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Que bom ver que mais pessoas se interessam pelo que é menos tóxico e mais natural :)
    Parabéns pela iniciativa e pelo blog Mariana! ;)
    Sou uma apologista deste tipo de alternativas e já fazia esta receita anteriormente com sucesso :)
    Sugiro trocar o amido de milho (pela possibilidade de ser transgénico) pela mesma quantidade de farinha de araruta, simples e sem peso na consciência. Namaste _/\_

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pela iniciativa e pelo blog Mariana! :)
    Esta receita já a faço há alguns meses e com sucesso :)
    Sugiro substituir o amido de milho (pela possibilidade de ser transgénico) pela mesma quantidade de farinha de araruta, fica perfeito, igualmente. E como dica, para quem gostar de óleos essências pode adicionar 1-2 gotas desde que sejam biológicos para/e que não provoquem irritação. Namaste _/\_

    ResponderEliminar
  13. Eu também comecei a usar um desodorizante natural, feito por mim, e estou a adorar! A única diferença que tem desta receita é que também leva manteiga de karité, porque descobri que agora no Inverno o óleo de côco fica mesmo muito duro, o que torna difícil de retirar o produto.
    Não costumo transpirar muito, mas de qualquer forma, desde que o uso nunca em momento algum tive nem que fosse um suave cheiro a suor. As minhas axilas andam super hidratadas, saudáveis e muito bem cheirosas!
    Por mim, usarei para sempre o meu desodorizante natural e, quando este acabar, vou querer fazer outro com óleos essenciais diferentes para experimentar outros cheiros. :)

    Mariana, continua a divulgar essas dicas maravilhosas que só ajudam a promover um estilo de vida mais sustentável e saudável. Pode ser que inspires ainda mais pessoas a seguirem o exemplo. :D *

    ResponderEliminar
  14. Gostava de experimentar mas onde se pode encontrar o óleo natural de coco?
    Obrigada pelas dicas sempre úteis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O óleo de coco pode ser adquirido nas lojas Celeiro por todo o país, como já havia sido mencionado mas também nas lojas de produtos alimentares indianos em lisboa e no porto, na Biocoop em lisboa e na Ideal Bio no Porto. sucesso!
      E outra dica: acrescentar uma gotinha de um óleo essencial à mistura dá um perfume agradável. O Óleo essencial de Tea Tree é antibacteriano e a alfazema agradavel ;)

      Eliminar
  15. Que boa ideia :) os desodorizantes habituais destroem as roupas brancas, e para a saúde é o que todos já sabemos, muito obrigado, vou experimentar de certeza :)

    ResponderEliminar
  16. Olá Mariana, como te disse queria há muito ter experimentado esta receita! Já fiz, mas não achei muito eficaz :( Ou seja, só posso usar mesmo em dias em que não está muito calor! Não transpiro propriamente muito nem tenho um cheiro muito forte, mas não gostei da sensação ao final do dia nem do cheiro :( E quando usas aplicas só de manhã? A sensação que tenho é que é rapidamente absorvido e dura pouco tempo, se é que me entendes! Agora tenho bastante quantidade e não sei em que posso gastar! Tens alguma sugestão?
    Compro o meu desodorizante habitual no Celeiro, é da Elisa Câmara e gosto bastante. O meu problema é mesmo ter que estar a gastar embalagens! Por isso é que gostava de conseguir fazer em casa.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá