Projectos (ainda) com vida.

quarta-feira, julho 17, 2013

"Há um prazer nas florestas desconhecidas; Um entusiasmo na costa solitária; Uma sociedade onde ninguém penetra; Pelo mar profundo e música em seu rugir; Amo não menos o homem, mas mais a natureza..."  
(Lord Byron)


Lembram-se de ter falado deste meu Projecto com vida aqui? Pois bem, ele não morreu (muito pelo contrário) e apesar de nas últimas semanas não lhe ter ligado muito, resolvi lançar-me na luta contra as ervas daninhas e tirar estas fotografias para verem como está a ficar. É um orgulho imenso ver esta minha hortinha a crescer, a dar os seus frutos e a poder colher de lá coisas para os meus cozinhados.


Toda a gente tem-me ajudado e de lés a lés cá vem parar uma planta que nunca vira na vida cá em casa, como é o caso da fotografia de cima, foi dada por uma grande amiga e vizinha da minha avó, é lindíssima, mas não faço a mínima o que seja (quem souber o que é, que diga), mas a verdade é que se deu bastante bem neste terreno. Assim como a calêndula que não pára de crescer e de encher a horta de um amarelo vivo estonteante. Planta-mos alfaces perto das pedras do caminho, como que a fazer muro, e deixamos uma espigar para ver se se propagam mais alfaces pelo terreno.


O cebolinho foi outro que se deu muito bem, nesta terra tão barrenta e não pára de florir. Os cozinhados ficam tão melhores com ele! A hortelã-pimenta e a cidreira estão a dar-se maravilhosamente, ainda que às vezes se queixem do sol abrasador nas horas mais quentes. A hortelã-chocolate infelizmente, morreu da primeira vez, mas já transplantá-mos outra que até agora sobreviveu.. O cheirinho a after eight é delicioso.


Plantamos também tomates cherry (que são a delicia das minhas saladas) que começam a ficar prontos a horas vistos, mal posso esperar! O chá príncipe que a Cristina me mandou adaptou-se muito bem! Em breve já andamos a beber chá príncipe caseiro cá em casa.


Semeamos na estufa e passado um tempo plantamos os girassois na horta, ainda só um abriu(que já está quase murcho, nem tempo para lhe tirar fotografia tive), temos um caminho de girassois que estou ansiosa por fotografrar quando florescerem. A lavanda, tal como a salva, está linda, em breve vou secar alguma para colocar em saquinhos feitos por mim, que tal? Sou uma apaixonada pelo cheiro da lavanda e já estou a pensar numa série de coisas para fazer com ela.


Ainda que já murcho, não podia deixar de tirar uma fotografia a este girassol. Em breve, quando as sementes tiverem secas, já as apanho para guardar para o ano. Acho o girassol uma flor tão especial que não me vejo a algum dia ter o meu jardim sem um.


E por fim, já tenho as placas todas a identificar as ervas aromáticas e os chás (enquanto uma pessoa não as sabe de cor de olhos fechados), o tomilho e os orégãos são, sem dúvida alguma, os reis da horta, e espero que continuem a ser.  Para já tem tudo corrido bem, estou bastante orgulhosa deste meu espaço. Não há nada como um dia entretida por entre plantas aromáticas, chás e flores, especialmente quando se tem uma banda sonora como esta. O que acham deste meu cantinho das aromáticas?

You Might Also Like

13 comentários

  1. Eu só tenho ervas aromáticas, mas quero mesmo ver se trato de conseguir um vasinho de alfazema (a tua foto está tão gira!). Não tenho terreno (só a varanda!) mas tenho a sorte de ter uma mãe com um quintal enorme por perto! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso tentar mandar-te um pézinho de alfazema se quiseres :)

      Eliminar
  2. Que linda!! :)
    Adorava ter uma pequena horta, mas estou confinada a um apartamento e algumas plantas na varanda (e ainda não perdi a esperança de começar a plantar mais coisinhas, quando provar a mim mesma quenão deixo morrer as plantas todas).
    Adoro a foto do girassol, está com mas cores fenomenais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai começando devagar a tratar delas, depois é inevitável apanhares o jeito :)

      Eliminar
  3. Nossa, quantas delicias para o paladar, olfato e visão isso sem contar com a realização de ver tudo isso crescer!
    Continue perseverando e se divertindo!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  4. Está linda a tua horta! E as fotos também :)

    ResponderEliminar
  5. Uahhhh <3 Parabéns Mariana! Deves mesmo orgulhar-te.. :))

    ResponderEliminar
  6. Está mesmo lindo Mariana! =) Nota-se que é um projecto com muito amor e dedicação! Adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha, Mariana! Que espaço TÃO lindo, adoraria poder ter também um! Infelizmente, moro num prédio, sem hipótese nenhuma de ter um cantinho desses... Nem vasos numa varanda! Mas os meus mais sinceros parabéns :)

    Respondendo aos teus comentários:

    1) Sim, é excelente ter amigos espalhados pelo mundo! Se, um dia, tiveres oportunidade de fazer Erasmus, ou estudares fora, terás depois 1001 conhecimentos, e um mundo inteiro por explorar ;)

    2) Em relação ao livro do Márquez, eu adorei, mas houve quem não gostasse :) É um estilo que não chama a todos! Mas experimenta então outra vez, pode ser que mudes de ideias. E mesmo que não mudes, não há mal nenhum; há muitíssimos mais livros por onde escolher. Se todos gostassem do azul, que seria do amarelo? ;) (haha, e eu prefiro o amarelo!)

    P.S.: AMO girassóis. São a minha flor favorita *

    ResponderEliminar
  8. Que delícia esse seu projeto. Já imaginei o sabor desses tomates porque quando plantados por nós, são de fato, muito mais saborosos. bacio carissima e uma linda semana para você e seus projetos.

    ResponderEliminar
  9. Belo projeto! Também adoro aromáticas. Aquela que não conheces, chama-se milfólio. Conheço com cor branca, cor-de-rosa e amarela.
    Boa continuação com o seu projeto:-)

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá