Melhor semana do ano #1 {Semana Vegetariana - 1 a 7 de Outubro}

sexta-feira, outubro 04, 2013

«A nível internacional, pela sexta vez consecutiva dezenas associações da Austrália ao Canadá juntam-se para promover uma Semana Vegetariana em simultâneo, mobilizando centenas de activistas. Esta semana inclui o Dia Mundial do Vegetarianismo (1 de Outubro), o Dia Mundial dos Animais de Criação Intensiva (2 de Outubro) e o Dia do Animal (4 de Outubro). É uma semana em que várias entidades, um pouco por todo o país, promovem o vegetarianismo, com eventos, descontos ou promoções. Pretende elucidar um grande número de pessoas, divulgando o vegetarianismo enquanto estilo de vida saudável, ético e ecológico. São sete dias, dedicados à promoção de um estilo de vida saudável, ético e ecológico.» - retirado daqui.


Acompanho a Semana Vegetariana de perto desde a primeira  edição, acho um evento extraordinário e uma óptima desculpa para uma semana especial e cheia de planos. Como passei a semana em Vila Real e não tive grande tempo para organizar umas idas a palestras ou workshops no próximo fim-de-semana, resolvi propor à M. (que é a melhor colega de casa de sempre ) fazermos uma semana só de comida vegetariana. Como ela não é vegetariana, resolvi fazer uns pratos especiais. A semana foi acompanhada por caldo verde, batatas a murro com tofu assado (melhor tofu que algum dia cozinhei!), esta receita de almôndegas de soja, macarrão com tomate e queijo, arroz de ervilhas com ovo escalfado, esta receita de gnocchi com cogumelos ao alhinho e bolinhos de arroz. Todas as receitas foram aprovadas pela M. e cá para nós estavam mesmo deliciosas! A verdade é que só pelo facto de cozinhar rodeada de amizade e de carinho, tudo fica melhor.


Embora a semana ainda não tenha acabado (e ainda tenho um longo fim de semana pela frente!), o resultado final foi bastante bom, tendo em conta as confusões que ultimamente se tinham instalado na minha cabeça. Cá para nós - e não é com alegria que digo isto - andava a pensar deixar de ser vegetariana, porque andava demasiado fraca e sem vontade de cozinhar, de experimentar coisas novas. Pensei seriamente nisso, mas decidi dar mais uma oportunidade a este meu estilo de vida (que não imagino ser outro) e esta semana ajudou-me plenamente nisso. Incentivou-me a repensar novas maneiras de fazer as coisas, de as saborear e de equilibrar e, sinceramente, nunca me senti tão bem na vida ao ser vegetariana. Existem coisas que se identificam connosco e esta é, sem dúvida alguma, uma coisa com a qual me identifico muito.

Boa semana Vegetariana, 
Mariana .

You Might Also Like

8 comentários

  1. Olá, Mariana! Desde já quero agradecer-te pelo teu comentário no meu blog :) Fiquei tão contente quando percebi que eras a Mariana do Projecto das Cartas Cruzadas, já tinha lido sobre isso e acho uma ideia linda!
    Que bom, que bom uma semaninha só de comida vegetariana, adoro esse tipo de comida, mas infelizmente cá em casa esse meu agrado não reina.

    Um beijinho

    http://coceat.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Fazes bem em estares orgulhosa da tua opção pois além de não ser fácil "ser diferente", o planeta agradece. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mariana,
    Adoro comida vegetariana. Mesmo! Partilhas as receitas? Era óptimo :)

    http://allaboutmakemehappy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As receitas estão no blog, se quiseres alguma concreta diz-me :) Beijinhos*

      Eliminar
  4. Gosto mesmo de ver o teu amor à camisola, a este estilo de vida tão mais saudável e pacífico. Porém, muito sinceramente, acho que nunca vou ser capaz de seguir tais linhas: tenho um amor também muito grande à carne, é um vício para mim maravilhoso. Mas tu... desistir? Acho que deves seguir o que sentes, mas nunca por falta de força. E eu, muito pessoalmente, acho que este é o teu caminho. Combina mesmo bem com o teu coração.
    Bons cozinhados. Quero mais imagens destas, parecem deliciosas. *

    ResponderEliminar
  5. que bom aspecto :))

    quem me dera conseguir ser vegetariana mas o meu amor ao peixe e ao bacon ...
    é engraçado porque nem sou fã de carne, só mesmo fiambre e algum tipo de bacon, mas adoro e amo mesmo peixe!! um dia quem sabe, também consiga adoptar esse estilo de vida fantástico :D

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá