Pequeno-almoço cheio de amor & creme de chia com alfarroba ~

quarta-feira, setembro 17, 2014


Sementes de Chia - um complemento valioso para misturar em sumos, batidos, sopas, iogurte ou embebidas nos cereais da manhã; para integrar receitas de pão, panquecas ou empadas. Têm um sabor leve e são tão pequenas que mal se dá por elas! Oriundas do México, as sementes de Chia são extremamente rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, sendo uma fonte excelente de ómega-3. São muitas as funcionalidades atribuídas às populares sementinhas, como regulador do transito intestinal e auxiliar para perder peso. São, sobretudo, muito nutritivas mas devem ser consumidas trituradas ou hidratadas para serem melhor absorvidas. Uma colherzinha (de café para as crianças e de sobremesa para os adultos) por dia!

         Voltaram os dias cinzentos, estou a ver. Mas não é por eles voltarem que as nossas manhãs têm que ser sem cor. Hoje foi um pequeno-almoço especial: para alegrar e me preparar para mais um treino. Um pequeno almoço para celebrar (já vos falei aqui da importância de celebrar) e por isso mesmo decidi-me a experimentar uma receita nova do melhor livro de cozinha Vegetariana que algum dia vi: "Cozinha Vegetariana Para Quem Quer Poupar" da Gabriela Oliveira. 
           Peço desculpa pela publicidade mas eu estou tremendamente satisfeita com este livro. Durante os meus anos de vegetariana andei sempre feita maluca à procura de livros de receitas realmente bons, comprei imensos, todos eles ficaram aquém da expectativa: ou porque os ingredientes eram esquisitos, ou caros, ou super calórico... enfim, nenhum me satisfez, até que os meus pais me deram este livro (depois de o andar a namorar um bom par de dias) e já corri as páginas dos livros sempre com vontade de experimentar uma receita nova. As receitas são super acessíveis, bem como os ingredientes e o custo dos mesmos e ainda vem com dicas e alternativas maravilhosas. Por isso mesmo, decidi-me a experimentar pelo menos uma receita nova a cada semana (não exclusivamente deste livro).
       Para o pequeno-almoço experimentei a receita do creme de chia com alfarroba (cru e sem açúcar), é mesmo muito fácil de fazer, para quem se quiser iniciar na culinária é daquelas receitas perfeitas. O sabor é maravilhoso então misturado com morangos é qualquer coisa de fenomenal! Foi a primeira receita com sementes de chia que correu bem e prometo repeti-la por muitas vezes com ou sem ocasiões especiais à mistura. A página 209 do livro também promete ser visitada mais vezes. 

Bom pequeno-almoço e bom dia,
Mariana.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Bom dia Mariana,

    o sabor não chega aqui, mas pelo aspecto está aprovado! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e igualmente! :) O sabor era ainda melhor que o aspecto, acredita!
      Um beijinho**

      Eliminar
  2. Querida Mariana,

    Deixei-te um desafio lá no blog! Para participares se quiseres, caso contrário não tem importância nenhuma, claro! É só mais um olá :)))

    http://eatpraylovethefooddiary.wordpress.com/2014/09/17/desafio-tag-5-perguntas/

    E esta receita vai, certamente, ser testada por mim! :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o desafio, mas não o vou aceitar, contudo terei todo o gosto a responder-te às perguntas se assim o quiseres :) Quando testares a receita avisa-me, terei todo o gosto em saber! Um xi-coração.

      Eliminar
  3. Tem óptimo aspecto!
    Obrigada querida Mariana

    ResponderEliminar
  4. É a primeira vez que passei aqui mas não posso deixar de dar os meus parabéns! Um blog muito interessante e tão enriquecedor :) Muitos parabéns por todas as iniciativas e pela beleza que, a todos que o lêm, aconchega.
    Eu sou muito nova nisto dos blogs. Decidi criar um sobre três temas que penso que poderão ser do agrado: culinária (preferencialmente saudável), agricultura biológica (criar uma horta de varanda) e bicicletas. Se quiseres, passa por lá: eatbioandbike.blogs.sapo.pt.
    Seria um prazer.

    Beijinhos
    Eduarda Varzim

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicioso, quase que parece mousse de chocolate! Não conhecia o livro, mas parece-me ser uma aposta ganha :)

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá