"O Optimista", página 265.

segunda-feira, janeiro 19, 2015

- Há alturas em que não esteja feliz?
- Prefiro chamar-lhe "alegria não premeditada" - disse-me. - "Felicidade" é uma palavra muito carregada. As pessoas precisam sempre de uma razão para serem felizes, e eu descobri uma maneira para ir directamente ao assunto. É por isso que lhe chamo "não premeditada", porque, se alguma coisa tem o poder de nos fazer felizes, não ter essa coisa tem o poder de nos fazer infelizes, e não estava interessada nessa montanha-russa.
- Hm... Mas precisamos de razões. Há coisas que me deixam feliz e coisas que não.
- É uma opção sua. Eu "percebi" que, pessoalmente, gosto de ser feliz. É uma escolha minha. Pensei para comigo: de que me interessa a felicidade mais tarde? Quero ser feliz agora! Eu costumava pensar que era uma questão de pensamento positivo, ou algo relacionado com a mente, mas não tem nada haver com isso. Não precisamos de fazer nada! É algo que já existe! (...) Eu gosto de ser feliz, não gosto de estar feliz. Como é que pode estar feliz? Felizes é o que nós somos. 
- Como é que isso lhe aconteceu? Quando é que aconteceu?
- Aconteceu um dia, muito simplesmente. Andei sempre numa demanda espiritual, sabe, à procura de Deus e da Felicidade. A certa altura, tornou-se evidente: "É isto mesmo". Se não for agora, não há-de ser nunca. Acho que a demanda chegou ao fim e eu tomei consciência: aqui e agora.
- Tomou consciência de quê?
- Daquilo que sou: felicidade pura. 
~ Laurence Shorter

You Might Also Like

6 comentários

  1. Quero ler este livro <3
    Inspiração pura <3

    ResponderEliminar
  2. Também sou uma das que quer ler este livro. :p

    <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou fazer uma "cadeia empresta o livro" :) Já emprestei a uma pessoa, se estiveres interessada diz-me que eu ponho a tua morada na lista :) Beijinhos*

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Vou fazer uma "cadeia empresta o livro" :) Já emprestei a uma pessoa, se estiveres interessada diz-me que eu ponho a tua morada na lista :) Beijinhos*

      Eliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá