O que fazer quando se tem muitos limões... {doce de limão}

quarta-feira, janeiro 21, 2015


Aconteceu um pequeno imprevisto cá em casa (uma árvore caiu sobre o limoeiro mais pequenino e desmanchou-o todo) e ficamos com limões para dar e para vender. Já demos bastantes mas mesmo assim o limão continua a ser o rei cá de casa. Quilos e quilos, montes de sacos e já não posso ver limão! Mentira que eu adoro limão. Uso-o bastante, para temperar comida, para águas aromatizadas, para chá e para beber de manhã ao acordar (hábito a tentar ser implementado). Mas mesmo com estes usos normais os número de limões não diminui. Não queria fazer doces, mas as ideias já afloram na minha cabeça: queques, tartes, bolos, cremes... Uma série de coisas. Mas como os bolos não são a primeira opção decidi fazer um doce (receita em baixo). Contudo, para as pessoas que querem fazer bolos (e não só), cá vão umas dicas:

~ Bolo de Limão Inteiro  (o meu bolo de limão favorito)
~ Curd de Limão e Gengibre (a experimentar)
~ Mousse de Curd de Limão e Iogurte  (não resisto a experimentar... mesmo!)
Trufas de Limão e Coco (tenho que experimentar!)


Doce de Limão
Receita original daqui, esta foi a receita que fiz:

~ 1kg de limões;
~1,7kg de açúcar;
~ 300gr de açúcar amarelo;
~ 2 paus de canela

~ Colocar os limões numa panela com 2,5l de água e deixa-los ferver até os limões estarem moles ao ponto de se passar facilmente com um garfo (mais ou menos 1hora). Retirar os limões e deixar arrefecer. Retirar 1,5l da água da cozedura (se não chegar a esta quantidade, acrescentar água até perfazer).
~ Entretanto partir os limões em tiras fininhas, retirando os caroços. E colocar os limões partidos (casca e polpa) na panela com a água. Deixar ferver até o doce estar no ponto. (Realizar o teste da estrada: se colocar um bocado do doce num prato e conseguir passar com uma colher no meio e formar uma estrada, está pronto).
~ Colocar em frascos esterilizados de cabeça para baixo durante 30 minutos para criar vácuo. 


O doce de limão é bastante amargo. Cá para nós, não faz o meu gosto, mas os meus pais gostam. Pode ser que entretanto o doce me conquiste. Para já três frascos seguiram para apreciadores deste doce. E algo me diz que esta semana ainda vou fazer mais qualquer coisa com limões... Oh se vou! E vocês? Também têm limões a mais?

Um xi-
Mariana

You Might Also Like

13 comentários

  1. Tenho uma tia que tem um limoeiro no quintal e muitas vezes me manda. Isso e figos! Adoro :) O doce ficou com um aspecto delicioso :) E também podes aproveitar os limõe spara fazer um lemom curd, calha sempre bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quando tiver ovos cá em casa vou fazer! As galinhas não andam a por :) Quando tiver já sei, obrigada! ♥

      Eliminar
  2. Que excelentes e boas sugestões!
    Parabéns pelas partilhas, pelo blog, muito bom!
    Grata.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de doce de limão mas ADORO os frascos <3 venham mais receitas que também tenho muitos limões para usar

    ResponderEliminar
  4. Parece que leste o meu pensamento Mariana! Tenho uma enorme quantidade de limões cá em casa e as tuas ideias vieram mesmo a calhar. Agora só falta decidir a receita a fazer :)

    http://chatsandjuices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Não, de momento não, mas os meus vizinhos às vezes deixam-nos sacos de limões e laranjas porque também não conseguem usar tudo :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Mariana!
    Acabaste de me dar uma excelente ideia, tenho um limoeiro cá em casa que está sempre carregado, muitas vezes nem sei o que fazer com tantos limões.
    Vou experimentar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Desculpe, mas o açúcar coloca-se qd?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No segundo passo, quando se coloca tudo no lume :)
      Espero ter ajudado. Beijinhos

      Eliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá