Toca a comer legumes: chutney de beterraba e folhados de seitan.

quarta-feira, janeiro 28, 2015



A minha avó fez anos na passada sexta feira e para além de lhe ter feito o bolo de anos, como mostrei aqui, resolvi oferecer-me para lhe fazer o jantar. Só lhe disse que ia ser vegetariano, ela aceitou - como sempre - e lá nos deliciamos com um jantar de aniversário maravilhoso. Não há maior alegria do que cozinhar para aqueles que amamos. Pois não? A ementa do jantar foi:  Chutney de Beterraba e Pêra para entrada, folhados de seitan com estes legumes assados e o bolo de limão inteiro com creme custard para sobremesa.


Chutney de Beterraba com Pêra
(receita original daqui)

~ 1 beterraba média; 1 cebola média; 1 pêra média; gengibre a gosto; noz moscada a gosto; pimenta preta a gosto; canela a gosto; 2.5 colheres de sopa de açúcar; 125ml vinagre de vinho branco; orégãos; sumo de 1/2 laranja.

~ Lavar muito bem as beterrabas com escova de legumes, cortá-la em quartos ou oitavos e assá-la no forno durante pelo menos 40 minutos, em papel de alumínio fechado,com sal. Tirar do forno e tirar a pele. Cortar em pedaços muito pequenos.
~ Cortar a cebola e a pêra e colocar numa frigideira com o vinagre, açúcar, alho, as especiarias e o sumo de laranja. Deixar no lume até ferver. 
~ Juntar depois a beterraba partida, deixar ferver de novo e deixar a cozinhar em lume brando durante cerca de meia hora ou até a mistura ficar como gel e densa. Servir com tostas ou guardar em frascos próprios.


Folhados de Seitan
(receita original do livro "Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar" da Gabriela Oliveira)

~ 180g de seitan (costumo fazer a olho) ~ 2 placas de massa folhada descongelada ~ oregãos, manjericão e tomilho q.b. ~ molho de soja ~ alhos e azeite ~ sementes de sésamo

~ Colocar numa frigideira azeite com alho em lume médio até dourar. Entretanto partir o seitan em fatias e esticar a massa folhada.
~ Colocar o seitan na frigideira temperar com as ervas aromáticas (frescas de preferência) e quem gostar pode acrescentar pimentão e pimenta preta. Temperar com molho de soja;
~ Cortar pequenos quadrados na massa folhada, colocar o seitan no centro e enrolar (com os dedos com água pressionar para ficar bem juntinho), por cima da massa folhada passar com um pincel o liquido que ficou na frigideira, colocar as sementes de sésamo e levar ao forno durante 15 minutos, mais ou menos (verificar sempre!). Servir como entrada ou acompanhamento.

 Prometo que ambas as receitas são de agradar, mesmo que pareçam fáceis é a maneira certa de brilhar num jantar de família. O chutney para alguns pode não ter o aspecto mais delicioso (para mim tem!), mas é maravilhoso. Já o tinha feito aqui e desde aí que me apaixonei, já o fiz mais uma série de vezes: cada vez mais com mais adaptações e mais adeptos! E já estamos na quarta "crónica" Toca a comer legumes. O que têm achado até agora? Já provaram alguma receita? Esta semana há mais uma refeição, para já ficamos por estas delícias. 

Boas receitas & Um xi-
Mariana.

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10 comentários

  1. Ando a fazer olhidos aos folhados de seitan desde que o meu irmão me ofereceu o livro, mas quero fazer com seitan caseiro!

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  2. Quem disse que comida vegetariana tem que ser feia e com aspecto de comida de coelho? Olha que aspecto delicioso! E as receitas parecem bem fáceis de fazer. Obrigada pela partilha :) beijinhos

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    1. Tão verdade Catarina, obrigada eu pela visita, beijinhos! *

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  3. Descobri o teu blog agora, e só me pergunto "porquê?". Tens quase a minha idade, é bom saber que a malta nova anda de volta dos tachos :)
    Vou já pôr likes e seguir tudo e pronto, ver estas coisas todas!

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    1. Obrigada! Ando à volta dos tachos há uns anos, é algo que adoro*
      Beijinhos

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  4. :) os folhados têm óptimo aspecto. Nunca provei seitan! sou gastronomicamente inculta. :P

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  5. Muito bom aspecto! Ainda não fiz nenhuma receita, mas, muitas delas, já estão escritas no meu caderno, prontas a serem experimentadas. ♥

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