Toca a comer legumes: puré de batata doce com panados de seitan

segunda-feira, fevereiro 09, 2015



Este fim-de-semana celebramos. Celebramos muitas coisas: os sorrisos e os abraços, e brindamos a novas oportunidades e saudades. Chegou-nos a notícia que (finalmente!) me vou mudar nove meses para Mafra, ao fim de meses de espera, chegou o dia de abraçar por completo esta nova aventura. Falo-vos dela mais tarde. Agora vou-vos falar da forma como a festejamos. Por isso vou-vos falar primeiro do Lambrusco. O Lambrusco é um vinho frisante italiano pelo qual eu sou tremendamente apaixonada. Eu não sou uma mulher de beber vinho, para já ainda gosto de poucos, mas sei admitir que uma boa refeição com um vinho é outra coisa. É outro ambiente, outra emoção, outra celebração. Por isso quando há algo a celebrar o lambrusco (seja ele tinto, verde ou rosé) não pode faltar na mesa.

Ementa:

~ Puré de Batata Doce e Alho Francês ~ deste site
~ Bolinhas de coco com cenoura (sem açúcar) ~ do blog "Not Guilty Pleasure


Puré de Batata Doce e Alho Francês

~ Colocar meio kg de batata doce a cozer com água com sal, quando estiver mole tirar do lume;
~ Colocar manteiga (pouca) num tacho em lume brando e colocar uma cebola picada com um talo de alho francês finamente picado, deixar cozinhar, até ficar quase translúcido;
~ Passar a batata por um passe-vite e colocar no tacho onde está a manteiga, deixar cozinhar um bocadinho e adicionar leite a gosto (eu esta parte faço a olho, na receita original tem medidas. Eu usei leite de soja e ficou maravilhoso!);
~ Quando estiver quase pronto temperar com pimenta preta e noz moscada.


Seitan Panado 
(uma das receitas mais simples e saborosas do mundo)

~ Cortar o seitan em "bifes" e temperar  com: molho de soja, pimenta-preta, pimentão, cominhos, orégãos e alho picado. Deixar marinar no mínimo uma hora.
~ Entretanto preparar a polme: água, pão ralado e farinha (eu fiz a olho, de forma a agarrar bem no seitan);
~ Passar o seitan pela polme e levar a panar numa frigideira com azeite
~ Povilhar com sementes de sésamo e servir


Melhores bolinhas de coco e cenoura do Mundo
A receita original está aqui no blog Not Guilty Pleasure

~ Colocar 150g de cenoura descascada a cozer. Quando estiver descascada triturar até ficar em puré;
~ Juntar à cenoura 130g de coco ralado e 100g de mel (para opção vegan usar: geleia de arroz);
~ Misturar e levar ao frigorífico no mínimo uma hora para endurecer um bocadinho;
~ Quando estiver moldável, formar pequenas bolinhas e passar por raspa de limão e sementes de chia (depois de tirar as fotografias também as passei por coco ralado, ficam maravilhosas!)


E assim, como o diabo esfrega o olho, este é o sexto "toca a comer legumes" e passou de uma ideia de por o N. a comer legumes para uma razão para experimentar mais receitas, para unir vizinhas em novos sabores e levar a família a comer mais comida vegetariana. Em apenas seis fins-de-semana o "toca a comer legumes" já é imperativo. Estou a escrever este e já estou a pensar no que farei no próximo.. Ideias? 
Até agora, dos seis, estas receitas são as minhas favoritas devo admitir. Este almoço ficou divinal, tão bom. tão bom (eu sei que não devia dizer isto porque fui eu a cozinhar, mas ficou mesmo!). O puré de batata doce e alho francês é de comer e chorar por mais.. os panados são tão simples de fazer e de comer (dá vontade de comer uns seis seguidos!). Mas aquilo que me conquistou mesmo foram as bolinhas de coco e cenoura.. e não foi só a mim. Tão simples, tão bom, tão natural! Passou para a minha lista de "coisas a fazer pelo menos uma vez por mês". Aconselho tudo! Já sabem, se experimentarem... digam!

Um xi-e bons cozinhados, 
Mariana.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Já guardei a receita. Tenho MESMO de experimentar! Que bom aspecto, caramba! :)

    ResponderEliminar
  2. As bolinhas são uma maravilha :) tenho de fazer outra vez, já não as como há algum tempo! Mas esse puré de batata doce e alho francês, aai, parece tão boom e com duas coisas que adoro, tenho mesmo de experimentar!! :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Experimentei os panados e adoramos *-* Fi-los com puré de couve-flor, quando os meus pais vieram visitar-me, e não sobrou nenhum 8D

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá