Celebração dos 22 anos: Vegan e com cartas!

quarta-feira, novembro 04, 2015

Nas últimas semanas ansiei o dia em que fazia anos. Não por achar que fazer vinte e dois anos de idade fosse especial (tal como não acho os dezasseis, os dezoito ou os quarenta), mas por querer que fosse. Neste último ano sinto que cresci mais do que estava à espera e que superei todas as minhas secretas expectativas. Nunca pensei que aos 22 anos estivesse numa cidade a três horas de distância dos meus pais e de tudo o que me era conhecido, nunca pensei ter um projecto e um blog só meu, nunca pensei continuar vegetariana... e mais uma série de coisas que se continuasse a descrever ninguém leria isto. Por isso, e por tantas outras coisas, senti que estava na altura de celebrar à minha maneira: à grande e à vegetariana!

Apesar de ter criado muita ansia à volta do meu dia de anos (31 de Outubro) creio que secretamente o fiz porque sabia que ia ser um dos melhores dias do último ano. A verdade, é que este dia superou a minha ideologia de "dia de anos perfeito". Porquê? Porque consegui estar com a maior parte das pessoas que queria e fazer este dia, realmente o "meu dia". Houve torradas para pequeno-almoço e beijinhos de bom dia. Houve almoço vegetariano (no Pé d'Arroz que recomendo vivamente) e cafézinho na Foz. Houve panquecas de banana para o lanche, muitos abraços e confidências e chá. Houve jantar vegetariano e festa até às 5h da manhã rodeada dos melhores amigos e das melhores conversas. Na suma, foi um óptimo dia. Mas, bem, o que eu realmente queria partilhar com vocês é a festa e os preparativos para a mesma.


Vamos começar pela comida. Há cerca de um mês fui "diagnosticada" com colesterol hereditário então para além de, como já fazia, banir peixe e carne da minha alimentação também comecei a banir tudo o que era produto animal. Por isso mesmo, resolvi fazer uma festa com coisas saudáveis. O bolo de aniversário foi a coisa mais pecaminosa mas vegan: Bolo de Cacau com recheio de chocolate e cobertura de chocolate do livro "Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar" da Gabriela Oliveira. Fiz questão de soprar vinte e duas velas e de explicar que aquele bolo delicioso que estavam a comer não tinha ovos, nem nada animal! Não me importava que este fosse o bolo de todos os meus aniversários até aos fins dos meus dias. (Ah, já agora, super fácil de fazer e muito melhor do que os das pastelarias)

Para complementar a mesa, fiz as bolinhas de coco e cenoura do blog Not Guilty Pleasure (que foram devoradas!!), as trufas de cacau do blog Compassionate Cuisine, o salame de chocolate do blog Vegan aos 30 (chegaram a dizer que este salame sem açúcar e sem ovos era bem melhor que o original) e para terminar: copinhos de gelatina com três sabores. Tudo isto acompanhado com três tipos de chá: Rooibos com Chocolate, Chá Branco com Papaia, Ananás e Morango e Chá Verde com Hortelã e um belo Champanhe.

Todas estas receitas são muito fáceis de fazer e não levam açúcar (excepto o bolo). A única dificuldade foi escolher as sobremesas que queria fazer, porque havia imensa escolha de coisas saudáveis!

Depois para complementar a festa, resolvi escrever uma carta a cada pessoa que compareceu. No total escrevi cerca de 20 cartas. Mas porquê? Podem perguntar vocês. Fácil. À medida que o tempo passa e a distância aumenta entendo que a nossa vida não é assim tão importante se não tivermos as devidas pessoas com quem a partilhar e saborear. E que, muitas vezes, as pessoas se não as relembrarmos não se lembram que são um bocadinho do nosso sorriso e parte importante do nosso mundo. Este ano resolvi relembrar as minhas pessoas do quanto eu sou delas e do quanto delas tenho em mim. Relembrei e agradeci, porque ao fim ao cabo, vinte e dois não significam nada se não tiver as minhas pessoas, que me acompanham desde o berçário ou do primeiro ano de escola, ou de faculdade... Tenho sorte de ter as minhas pessoas, bem como tenho a sorte de te "ter" a ti que me lês. Portanto obrigado a eles e a TI, por a cada dia que passa me fazerem mais feliz. 

Um xi-
Mariana.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Que lindo, Mariana! Muitos parabéns! Que ementa deliciosa! Quanto amor em todo este dia! És linda!

    ResponderEliminar
  2. Que lindas palavras Mariana!
    É tão bom quando depositamos amor naquilo que fazemos, é mais de meio caminho andado, para que tudo corra bem!
    Parabéns minha querida, pelo teu aniversário, pela festa que organizaste cheia de coisinhas boas e saudáveis, pela tua acção ao escrever as cartas a quem compareceu na tua festa e por seres assim, tão genuína!
    Desejo-te muita saúde, muita paz e muito amor para todos os teus dias.
    Beijinho enorme**

    ResponderEliminar
  3. Sempre por aqui ♥
    Adriana

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá