A esperança no Natal. ★

sexta-feira, dezembro 04, 2015


Deixei de gostar do Natal no dia em que o meu avô morreu. Desde esse dia, as passagens de ano e escolher árvores de Natal em miniatura para a sala dos avós, deixaram de fazer sentido. Entre tantas coisas que se tornaram incompreensíveis, o Natal foi uma delas. Todos os Natais chorei (deveria dizer todos os dias?) porque já não havia mais esperança que voltasses. Deixei de ver o Natal como algo maravilhoso e mágico, mas antes como uma época que se crava no coração dolorosamente à espera de quem já esteve e agora não está.
Durante os três longos anos desta dor incompreensível, só queria que Dezembro passasse. A saudade continuou a ser dolorosa, mas foi no dia em que a avó foi ter contigo que passei a ver o Natal de forma diferente. As luzes da cidade lembra-me a vossa lareira onde aqueciam a maçã cozida e a cevada, as mantas lembram-me as vezes em que me sentava a aquecer-vos as mãos. O Natal relembra-me a esperança de nunca vos esquecer e de continuar a ter este amor forte a aquecer-me o coração.
Sem ti, avó, eu tinha que depositar a minha fé nalguma coisa que não o teu sorriso. Depositei-a, novamente, no Natal. Não me interessa a religião ou a história, o que me interessa é que entre tantas desculpas que existem, o Natal tornou-se a minha favorita. Esta é a época em que o meu coração salta e brilha mais do que acontece durante o ano todo. Porque ainda há amor. O amor que supera a tristeza, a saudade, as lágrimas secretas na madrugada. E enquanto houver amor, vai haver Natal. Vão haver mesas cheias de uma família que continua a crescer, sempre com a vossa presença na Aletria e no Chá (como se eu esperasse que se juntassem a nós para darmos mais um beijinho de amor), vão haver miminhos, beijinhos e postais de agradecimento. E é por isso, que o Natal, depois de tanta reviravolta, me trás de volta de um oceano no qual quase naufraguei.
Se o Natal é uma época de saudades, é uma época também de esperança que o amor nunca desapareca. O que é a saudade se não a maior prova de amor? Por isso, este ano já estou rendida aos mil postais que quero enviar, à lista de prendas, às receitas com cheiro a gengibre e ao monte de velas acesas. Está aberta a época da melhor desculpa do ano, quem está comigo?

You Might Also Like

9 comentários

  1. Mariana, minha linda, sinto o Natal tal qual o descreves, sobretudo a inscrição profunda em mim da saudade dos meus avós, com quem passei a maioria dos meus natais. Agora eles já não estão cá, mas faço questão de celebrar a época com o mesmo amor que eles me dedicavam. Porque eles apreciavam o Natal, e eu aprecio-o graças a eles.
    Este ano ainda não senti o espírito natalício. Não sei se por me lembrar do Natal como uma época de frio, de chuva e tempo mais cinzento, que pede o calor das velas e a chama intensa das luzes a brilhar nas janelas, nas ruas, nas montras, e o tempo que se faz sentir ainda não me transporta para este sentimento. Ainda não enfeitei a casa. Ainda não montei a árvore. Ainda não fiz listas de presentes. Ainda não fiz embrulhos. Mas comprei postais. E gostava muito de te enviar um postal de Natal! Sei que já me enviaste a tua morada, mas não consigo encontrá-la. Envias novamente, por favor?
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Ainda nao fiz a árvore de Natal, mas está para breve. Este Natal para mim vai ter muito cha e estou adorar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ti! :) Por cá ainda não fizemos a árvore mas está para próximo. Um beijinho grande**

      Eliminar
  3. Por aqui, dezembro também é agridoce mas o foco é sempre no futuro. Sem esquecer de viver o hoje. Com Amor. ♥ na segunda segue um postal para ti :) beijinhos, doce Mariana e um xi <3 em ti

    ResponderEliminar
  4. Que palavras carregadas de amor e saudade! Aqueles que mais amamos e já partiram estão sempre connosco, nunca nos deixam realmente, estão sempre no nosso coração, nas nossas memórias e podemos revisitá-los sempre, embora a ausência nos magoe e irá sempre magoar. Que seja um natal alegre e cheio de amor!

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Mariana que palavras lindas!!! Para mim é o regressar ao meu país, é matar estas saudades que se acumula ao longo dos meses que estamos longe da família. É saber que vou abraçar os meus!!!
    Desejo-te tudo de bom nesta época natalícia :)
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  6. Que lindas palavras querida Mariana! Para mim o Natal é sinónimo de família junta (pois nem todos vivem cá em Portugal)!É sinónimo de amor, de alegria, de muitos sorrisos e de muita partilha!
    Desejo que tenhas um lindo e mágico natal!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Posso dizer que sinto exatamente o mesmo que tu nesta altura :) saudades!

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá