Belivro: o livro da Andresa Salgueiro

terça-feira, janeiro 26, 2016


Foi em 2013 que recebi na minha caixa de correio um e-mail da Andresa a dizer que queria participar no meu Projecto Cartas Cruzadas. Eu já tinha ouvido falar dela, desde saiu o primeiro artigo sobre uma mulher que viveu "à troca" durante quase um ano. Sem a conhecer, já a admirava como uma criança admira as estrelas do céu. O que aconteceu depois da primeira carta ainda me fez admirá-la mais. Em troca da primeira carta que lhe mandei a resposta da Andresa chegou com este livro no embrulho. E para quem pensa que este é apenas "mais um livro", estão completamente enganados.


Este é um livro para quem acredita (como a Andresa diz: para quem beliva). Para quem acredita num mundo melhor, mais justo, com mais amor, mais paz e mais sintonia com a natureza. Aliás, este é um livro para quem acredita e para quem faz acreditar: na mudança e na esperança que coisas boas nos esperam no futuro. O livro descreve a jornada da Andresa que, durante 1 ano, 11 dias, 1hora e 1 minuto viveu com 1111 euros e muitas trocas. Durante este tempo passou semanas em várias comunidades portuguesas e relatava no livro toda a sua experiência. 

Curioso que a leitura deste livro acompanhou uma fase muito feliz da minha vida e o seu final desenrolou-se numa altura "menos boa". Em qualquer das fases, o livro marcou-me: deu-me mais motivos para sorrir, sonhar e ir à luta por um mundo azul e cheio de abraços. Para além da história magnifica que este livro nos conta, existe outra particularidade: este livro não se "vende", este livro "troca-se". Recebi o meu em troca de uma carta que mandei à Andresa, mas ela troca o livro por algumas coisas bem como os seus parceiros (podem ver aqui).


Tenho a imensa sorte de o meu contacto com a Andresa não ter ficado por aqui e já ter partilhado com ela um xi-coração muito azul e cheio de carinho. A energia, boa disposição e simpatia dela são algo que não dá para esquecer. Para os tripeiros que a quiserem conhecer, ela vem ao Porto dia 31 de Janeiro mostrar o livro dela no Espiga (mais informações aqui). Eu vou fazer de tudo para ir, esperemos que nos encontremos lá. Afinal, não é todos os dias que vimos uma mulher e um livro assim, pois não?




(ps: não percam a oportunidade de ler este livro, vale a pena cada palavra)

You Might Also Like

1 comentários

  1. A minha cabeça já não é o que era mas acho que estive com a Andresa num encontro da Terra dos Sonhos. Fiquei muito curiosa sobre esse livro.

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá