Um sítio melhor.

quinta-feira, fevereiro 25, 2016


      Três meses e quinze dias. Foi o tempo que passou desde que comecei à procura de um lugar para melhor para trabalhar (como quem diz: estou desempregada). Já repararam como a palavra desemprego é horrível?! Recuso-me a dizê-la.
      Os últimos tempos têm sido de uma jornada maravilhosa. Primeiro não entendi isso: fechei-me na solidão, na tristeza e na desilusão de voltar para casa dos meus pais e estar sem trabalho. Durante primeiros longicuos e indetermináveis dias achei que estava a cair num poço sem fundo. E não havia nada que me comprovasse o contrário: as noticias afugentam a esperança relatando o desemprego e a crise, as pessoas não têm sempre os comentários mais adequados e toda a energia que tenho em mim não sabia muito bem para onde ir.
    Primeiro achei que o melhor era usar essa energia e mandar todos os cvs que conseguisse. Melhorei o meu cv (curriculum vitae) fui a formações sobre cartas de apresentação, entrevistas e desenvolvimento pessoal, e momentaneamente sentia-me animada. Mas à medida que fui enviando cvs sem resposta, a animação dissipou-se e o poço voltou mais escuro.
     Até que um dia recebi um telefonema que iluminou todo o meu caminho. Não, não foi para me responderem ao cv. Foi de uma mão amiga, que estava disposta a dar-me as munições para eu escalar o poço. (Como quem diz, dar-me sessões de coaching). Comecei a semana passada a escalada.
     O problema do poço não era o sítio onde estava, mas a forma como eu me inclinava para ele. Eu é que me mandava para a escuridão de um buraco. Ter essa noção, que tudo dependia de mim, fez-me reagir e voltar: à Mariana sorridente que se sente capaz de mudar o mundo.
    Continuo a enviar cvs e a ansiar voltar a trabalhar (ainda há demasiado energia dentro de mim, demasiado amor). Mas agora estou a desfrutar este tempo. Para fazer a prática de yoga de manhã, para ir a workshops gratuitos que sempre me interessaram e não tinha tempo para fazer, para escrever as cartas que tinha atrasadas com a alegria com que sempre encarei uma caneta e uma folha branca, para ler mais blogs, para ler mais… para viver mais. Ainda continuo sem emprego, mas apercebo-me que agora, este é um ótimo sítio para estar. E só isso faz o dia brilhar mais.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Estou mais ou menos na mesma situação que tu, terminei os estudos em Dezembro e desde Janeiro que estou à procura de trabalho. Mas o percurso foi o inverso do teu: no início pareceu-me bem, uma boa altura para colocar as coisas em dia, tratar de assuntos que tinha adiado, enquanto esperava pelo primeiro trabalho com calma. Mas com o decorrer dos dias as coisas foram-se alterando, percebi que sem um horário de trabalho produzo muito menos. Gosto imenso de trabalhar e sem isso fico menos eu - com menos energia e motivação.
    É tão bom que tenhas encontrado a tua motivação, é tão bom teres tido alguém que te estendeu as mãos. Às vezes são os mais pequenos gestos que fazem toda a diferença... Desejo-te toda a sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana e exactamente o mesmo para ti (e mais o dobro). Acredito que o sol nasce todos os dias com novas oportunidades mesmo que não as vejamos sempre* Em breve, tudo brilhará.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Boa sorte Mariana:) tenho a certeza quebrou toda essa energia positiva vais encontrar um emprego com que te sintas realizada! Só tens que manter essa atitude :)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também acredito que sim.
      Obrigada :) Beijinhos**

      Eliminar
  3. Querida Mariana, fico contente por saber que conseguiste dar a volta à situação. É normal irmos abaixo quando percebemos que este país pouco tem para nos oferecer, mas precisamos de lutar contra o pessimismo e a falta de esperança. Espero que tudo te corra bem, que a vida te sorria. Mereces tudo de bom.

    ResponderEliminar
  4. Quanto a vida nos passa uma rasteira, o truque é voltar a levantar. E às vezes isso passa por olhar para dentro, por trabalhamos o nosso interior. Tudo faz parte do nosso crescimento emocional.
    E quando, como tu neste teu texto, se consegue ver para lá da escuridão e apreciar e ser grato por coisas que se calhar doutro modo não veríamos, isso é um sinal de maturidade. Parabéns pela tua conquista pessoal :)
    Vais ver que agora vais conseguir ter outras oportunidades que de outra forma não terias.
    Beijinhos e muita energia positiva para alcançares o que desejas!

    ResponderEliminar
  5. A maior das sortes para ti e, até surgir a oferta que tanto esperas, aproveita o tempo que tens agora para ti, para os outros e para fazer aquelas coisas que provavelmente ficaram de parte muitas vezes com a rotina e stress da faculdade :)
    Beijinhos e nunca deixes de escrever estes textos maravilhosos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês, pela força e por todo o carinho.
      Beijinhos*

      Eliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá