Bolo de aniversário vegan "para a minha mana".

quarta-feira, abril 13, 2016

"Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí 
Pra te ver sorrir, eu posso colorir o céu de outra cor"


Conheci a M. na faculdade, mais concretamente na paragem de autocarro. Mal a vi comecei a falar com ela e desde esse momento o meu coração não a largou. Moramos juntas durante dois anos e ela passou a ser a minha casa favorita para sempre. Estar com ela é estar em família, é estar com alguém que conhece os meus sonhos e pesadelos, que sabe as minhas expressões de cor. Ter a M. na minha vida é saber de cor como é que ela toma o pequeno-almoço, saber interpretar os silêncios mais curtos e sentir-me feliz por a vida ter trazido para a minha vida a irmã que os meus pais não deram. Dizer que ela é especial é pouco. A M. é um grande pedaço de mim e merece tudo o que lhe possa dar. Sei que a nossa amizade é infinita como todo os sentimentos que tenho por ela. Por isso, quando ela fez anos presenteei-a com um bolo vegan de duas camadas e com uma decoração cheia de carinho para ela: a minha mana, a minha parceira de uma vida, a minha Flaviense favorita. 


Bolo de Alfarroba com Creme de Natas e Chocolate
(do livro "Cozinha Vegetariana para Quem Quer ser Saudável" da Gabriela Oliveira)

Ingredientes:
Massa por bolo:

~ 1 chav. de farinha de trigo
~ 1 chav. de farinha de trigo integral
~ 1 1/4 de cháv. de açúcar amarelo
~ 3 c. sopa de farinha de alfarroba
~ 1 c. sopa de cacau em pó
~ 1 c. café de gengibre em pó
~ 1 c. sopa de linhaça moida
~ 1 c. sopa de fermento em pó
~ 1 c. café de bicarbonato de sódio
~ 1 chav, de leite vegetal
~1/2 chav. de óleo + um pouco para untar
~ 1 c. sopa de sumo de limão
~ 1 c. café de extracto de baunilha

Procedimento:
~ Numa taça misturar os ingredientes secos, passando-os por uma peneira. À parte, misturar o leite, o óleo, o sumo de limão e o extracto de baunilha. Verter a mistura liquida sobre os ingredientes secos e mexer com uma vara de arames por cerca de um minuto até obter uma massa homogénea. (Para fazer um bolo de duas camadas esta receita tem que ser feita outra vez de forma a ficarem dois bolos).
~ Untar a forma com óleo e farinha. Deitar a massa e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 a 30 minutos (verificar com um palito). Retire do forno e desenforme depois de arrefecer.



Recheio de creme de Natas

Ingredientes:
~ 1/2 pacote de natas de soja para sobremesas
~ 1/2 limão (raspa e sumo)
~ 1 c. sopa de açúcar amarelo
~ 2 c. sopa de doce de frutos vermelhos (eu usei geleia de marmelo)

Procedimento:
~ Bater as natas com o sumo e raspa de limão até ficarem firmes. Adicionar o doce e envolver levemente. Guardar no frigorífico. 

Cobertura

Ingredientes:
~ 4 c. sopa de natas ou de leite de soja
~ 1 a 2 c. sopa de açúcar amarelo
~ 100g de chocolate meio amargo
~ frutos vermelos e hortelã para decorar

Procedimento:
~ Levar ao lume as natas e o açúcar até este se dissolver. Retirar do lume e juntar o chocolate aos pedaços, mexer até derreter. Cobrir o bolo com a cobertura ainda morna. 


***

Por aqui a receita foi mais do que aprovada e o bolo acabou num instante. A M. adorou a surpresa! (Afinal o tempo que investi a fazer as bandeirinhas valeu a pena). Se experimentarem esta receita digam-me, escusa de ser num aniversário!

 Beijinhos e bons cozinhados, 
Mariana . 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Que lindo bolo querida, e o aspecto está divinal! A mana deve ter adorado!
    Parabéns à mana e a ti pelo maravilhoso bolo que lhe fizeste! E muito obrigada por teres partilhado a receita!
    Beijinho querida*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pela visita :)
      Beijinhos e um excelente dia*

      Eliminar
  2. Mariana, nossa, que maravilha!! Que gulodice me deu!! Se calhar devia comprar esse livro, já que as receitas que partilhas são sempre óptimas e relativamente simples! Que amiga és da tua amiga, muito lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! :)
      Aconselho-te mesmo a comprares o livro, aliás ambos os livros da Gabriela, são muito bons e as receitas super fáceis. :)
      Beijinhos e obrigada pela visita *

      Eliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá