Vila Real Zen como voluntária! {Amigos do Ziki}

quarta-feira, agosto 03, 2016

{instagram: @mmariana.neves}

Para quem não sabe, Vila Real foi a minha casa durante três maravilhosos anos. Os anos da minha licenciatura mas também os anos em que explorei mais aquilo que a vida tinha para me oferecer. Revejo esta cidade como um quadro que temos em nossa casa há muito tempo: passem os anos que passarem ainda vai ser a nossa paisagem favorita e esse quadro vai assistir ao decorrer de toda uma vida. Sei que Vila Real vai ser uma visita recorrente e que me verá sempre a crescer. 

Por isso quando vi que se ia realizar o Vila Real Zen decidi que era a forma ideal de fazer a minha primeira aparência pública como a mais recém voluntária da Escutar (uma associação associação sem fins lucrativos para a promoção da saúde mental). Assim dia 20 de Julho lá fui eu (mais outra voluntária), para o meu sítio favorito: o parque Corgo, com a barraca dos Amigos do Ziki. Devo-vos dizer que foi a primeira vez que estive do "lado de lá", do lado das barracas e não podia ter sido melhor. Mas primeiro deixem-me apresentar o programa Amigos do Ziki: 

O Amigos do Ziki tem como objetivo capacitar as crianças para manterem uma boa saúde emocional e mental ao longo da vida. Destina-se a todas as crianças e não só àquelas que são consideradas de risco. É aplicado no pré-escolar (5 anos) pelo educador na sua sala, o qual recebe formação e acompanhamento para o fazer. Através de histórias e atividades desenvolve com as crianças a capacidades sócio-emocionais. Este programa é recomendado pela Organização Mundial de Saúde e já foi aplicado com mais de um milhão de crianças em 31 países de diversos continentes. Estamos a trazer este programa para Portugal (o que é maravilhoso!!!) sendo que no ano letivo de 2016/2017 já vai ocorrer em várias escolas do País.

Estar a defender um programa que me diz tanto não só a nível profissional como a nível pessoal faz-me sentir orgulhosa. Pela ideia e pela equipa que o dinamiza (que é fantástica, mas é segredo). Por isso o dia em que sai à rua para divulgar este programa foi um dia marcado por grandes sorrisos, conversas e muita boa energia.

Começou logo por termos a nossa barraca à beira da escritora Isabel Santos Moura que escreveu três livros maravilhosos "Índigo e Cristal, os meninos que vieram das estrelas", "O anjo Gabriel, o Miguel e o livro de papel" e o mais recente: "Mikao e o mistério das mãos que curam". São livros fantásticos e com uma sensibilidade de outro mundo. Foi gratificante passar um dia ao lado dela e da sua mãe, a companhia não podia ser melhor.

Mas na realidade Vila Real foi também matar saudades: da Mariana da Lua de Alecrim, da Clara e a Mariza da Riaviver, e de umas caras lindas que fui reencontrando e abraçando pelo dia fora. E, este foi mais um dia, em que senti que tudo se encaixa perfeitamente.


"Faz o bem e o resto vem".

Amigos do Ziki -  como contactar:
E-mail:  geral@amigosdoziki.pt

You Might Also Like

4 comentários

  1. Continuas no teu caminho, gosto de ter "ler" assim :) Sinto que estás mais feliz e que aos poucos encontras o teu caminho, os teus objetivos e fazes o que te faz sentir mais realizada. Parabéns querida Mariana!
    Gostei de conhecer este projecto dos "Amigos do Ziki". Estes projectos são bastante importantes, pois a infância marca-nos muito. Muitas vezes a nível inconsciente. E se houver um acompanhamento estruturado das crianças, vai-se evitar muitas mazelas que só se iriam notar anos e anos mais tarde. É bastante importante haver uma consciencialização deste tema e a sua divulgação. Boa partilha :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina, sinto exactamente isso que retrataste! ♥
      Tão bom saber que fazemos o bem no sitio certo. Não achas? :)

      Beijinhos**

      Eliminar
  2. Querida Mariana, obrigada pelas suas amáveis palavras para comigo e para com a minha filha Isabel. Tudo de bom para si. Beijinho meu e da Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo dia maravilhoso na vossa companhia!!
      Um xi-♥ enorme para as duas**

      Eliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá