Uma secretária com alegria

domingo, janeiro 22, 2017

"Your home is living space, 
not storage space."


Das áreas que já vos falei do meu quarto, esta é sem dúvida alguma aquela que é para mim mais difícil de destralhar. Porque? Porque a minha secretária está sempre cheia de papéis, coisas para reaproveitar, cartas para responder. Ela nas fotos está pseudo-arrumada, mas é muito difícil mantê-la assim dia após dia. Por isso, comprometi-me a arrumá-la sempre ao final do dia (até porque li que esta é uma das coisas que as pessoas mais bem sucedidas fazem à noite). A partir do momento em que tirei a minha estante do quarto também tive que arranjar melhor forma de arrumar as coisas de escritório. E bem, o facto de ser escritora de cartas quase a tempo-inteiro não ajuda muito neste processo não é? Por isso, acho que conseguem imaginar o quanto difícil para mim é ter uma secretária arrumada. Mas vale sempre a pena o esforço.


A minha secretária é tão velhinha quanto eu, já a risquei muitas vezes e ela é a minha grande parceira de escrita. Claro que, o que eu gostava mesmo era de ter uma secretária branca com um tampo de vidro, mas como para já não é possível, aproveito da melhor forma que consigo. Como passo muito tempo na minha secretária, tento que ela seja o mais inspiradora possível, por isso tenho sempre "recadinhos" pendurados para me lembrar do amor que existe à minha volta. Tenho também canecas que adoro a servir de porta-lápis (aliás uma das canecas partiu-se e eu acho-a tão linda que a aproveitei como porta lápis). Tenho em cima da secretária sempre a minha agenda, o panda que o N. me fez, o meu "porta-pen" (que fiz há uns anos com papel reciclado, que, já agora é uma boa dica para quem como eu estava sempre a perder a pen), os post-it e uma caneca com chá (indispensável! ihihih).

Ao lado da secretária tenho o meu rádio, a impressora e uma caixa que aproveitei das bolachas onde guardo os "documentos pendentes". Do outro lado está o caixote do lixo de papel. No tampo inferior da secretária guardo as folhas de rascunho, folhas brancas e ainda micas e capas de dossier. Tenho também sempre ao meu lado a minha mantinha, pronta para me aquecer enquanto estudo especialmente nestes dias frios! Esta é a minha forma mais funcional (apesar de ainda ter uma grande mudança pela frente) de organizar visualmente a secretária.


Passando para as gavetas, que são quatro, na primeira guardo todo o material de escrita que não está nas canecas. Carimbos, washi-tape, mola, agrafos, furador, marcadores fluorescente e elásticos. Antes, podem não acreditar, mas eu tinha montes de canetas, lápis de colorir, entre outras coisas. O resultado? Doei tudo a uma escola aqui perto e a crianças que sabia que iam gostar! Na segunda gaveta tenho as coisas destinadas exclusivamente para o Projecto Cartas Cruzadas: envelopes, cadernos com moradas, postais, os chás para oferecer, selos. Aqui não é possível reduzir muito mais, mas se tiverem ideias, aceito!! Na terceira gaveta, tenho as três pastas que vos falei aqui com os diferentes tipos de documentos, lista telefónica, carregadores, e aparelhos electrónicos. (Aqui ainda tenho que mexer muito!) A quarta gaveta é o meu "depósito" de materiais para reciclar: envelopes antigos, folhas para fazer postais, o que eu vir que posso vir a utilizar (antes tinha caixas e caixas destes materiais, agora singo-me a uma gaveta! Bom, não é?)


Como disse no início ainda tenho muito que caminhar no que toca à minha secretária, mas acho que até não está mal de todo. O que acham? O maior conselho que vos dou é: se guardam as coisas sem nunca as usar: ou usem ou arranjem outro lugar! Por exemplo, eu tinha montes de caderninhos, guardei os que achei mais giro, o resto recortei e uso como etiquetas no Projecto Cartas Cruzadas. Se têm muitas coisas de escritório e não sabem que lhes fazer perguntem à vossa rede de contactos se as querem, vão-se impressionar com as respostas positivas, acreditem!

Finalizo assim os três post sobre a arrumação do meu quarto neste momento. Espero que tenham gostado! Qualquer comentário, dúvida ou sugestão estejam à vontade!

Um xi-♥, 
Mariana


You Might Also Like

9 comentários

  1. Acho muito linda sua secretária! É muito difícil achar uma como ela
    Bjus
    Para todas as estações

    ResponderEliminar
  2. Que cantinho tão fofinhoooooo!!!! <3 <3 <3 <3 <3

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  3. Depois de ter lido os três posts, volto a confirmar o que já sabia de ti :) Pões o teu coração no que fazes e quando fazes, fazes bem. E ficas feliz :) Senti que foi mais um momento do teu crescimento pessoal e fiquei muito feliz por ti.
    Gostei muito de acompanhar esse teu processo, inspiraste-me uma vez mais. Gostei principalmente de pequenos pormenores, como da caneca partida que ficou porta-canetas ou os álbuns de recortes (demasiada alegria). E gostei da forma conscienciosa como lidaste com as coisas que "destralhaste". Uma vez mais, uma inspiração <3
    Beijinhos e uma boa semana, cheia de alegria :*

    ResponderEliminar
  4. olá mariana!
    já vi que a marie kondo! ;) eu só soube da sua existência através dos episódios mais recentes das gilmore girls, quando a emily desata a destralhar a casa toda após a morte do marido. "this doesn't bring me happiness", é o moto dela e atira com tudo para dentro de caixas até acabar de calças de ganga e pouco mais. ;)
    sem dúvida que arrumar a casa equivale a arrumar a mente. não consigo de todo funcionar numa secretária desarrumada ou sequer se tiver a cama por fazer ou a cozinha suja (eu trabalho em casa).
    quando era pequena tinha secretárias como a tua, com pelo menos 3 gavetas. eu adorava e ainda adoro esse estilo rústico! agora tenho uma de escritório mais moderna (herdei do meu irmão quando ele mudou de casa) e tive de comprar um módulo à parte para guardar as minhas coisas, mas tem a vantagem de ter um tampo consideravelmente maior. as minhas anteriores secretárias estavam organizadas mais ou menos como a tua de acordo com uma lógica que a minha avó me ensinou: a primeira gaveta para as coisas essenciais, a segunda para o que considerasse menos importante e a última era a "gaveta das traquitanas". nessa era permitido algum caos, nem que fosse apenas temporário até conseguir encaixar essas coisas em algum lado. continuo a aplicar essa lógica sempre que possível, mas acho que até acabar o doutoramento não consigo entrar em modo destralhar total/nova fase da vida como a emily.
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Gosto mesmo muito, e de toda essa luz natural em frente também. :) Se não gostas da cor, algum tempo livre dá para lhe dares uma cara nova, mas por agora acho que está perfeita!

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto! Agora deixo uma sugestão... nunca te passou pela cabeça pintares a tua secretária? E talvez arranjar um tampo de vidro à medida? Se calhar funcionava bem... :)

    ResponderEliminar
  7. Pelo que nos contas nestes teus últimos posts, o livro da Marie Kondo não só te inspirou como te levou a pôr em prática os seus ensinamentos!! Que bom!!
    Melhor que ler um livro e adorá-lo, só mesmo sentir o seu efeito em nós!!
    Parabéns minha querida o teu quarto está cheio de alegria e essa alegria chega até nós! Obrigada por a partilhares.

    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  8. Olá! Falo aqui do Brasil e sou sua xará! depois que descobri seu blog não deixei de acompanhá-lo. Queria dizer que sua escrivaninha é linda e aqui está na moda móveis de madeira e são lindos ( e caríssimos!) Se vc estiver incomodada com os riscos, já pensou em lixar e apenas passar cera nela? Ia ficar ainda mais bonita! É só uma sugestão, de alguém que ama um móvel de madeira! Abraços, Mariana

    ResponderEliminar
  9. Eu também não sou muito organizada, então com secretárias ou sítios onde estude é para esquecer... Tenho de melhorar nesse aspeto :P Gostei de conhecer um pouco mais da tua secretária, que me parece muito organizadinha e funcional! Gostei particularmente da caneca a servir de porta-lápis, se uma caneca adorável se partir já sei que uso lhe vou dar :P

    ResponderEliminar

Seguidores

Junta-te ao Facebook

Amantes de Chá

Junta-te ao grupo #umaxícaradechá