Tirar os sapatos ao entrar em casa?

By Mariana Neves - maio 24, 2012


    No outro dia, estava eu a chegar a casa com uma amiga minha, e como é habitual (especialmente nestes tempos de calor) mal passei a porta tirei logo os sapatos, ao qual ela me questiona minutos mais tarde: "tiras os sapatos também por causa daquelas coisas da limpeza espiritual?" Sinceramente nunca me tinha apercebido que tirar os sapatos se tinha tornado um hábito. Lembro-me de há uns anos, quando conheci o feng shui e por assim dizer comecei a dar mais importância ao espiritual, andar com a ideia de começar a deixar os sapatos na porta da entrada, mas nunca acabei por pôr isso em prática.
      Fiquei satisfeita ao me aperceber que, mesmo sem contar, isso se tornou um hábito. Há coisas espectacular não há? Mas afinal, qual a utilidade de deixar os sapatos à porta de casa? Nestes tempos de calor, em particular, faz com que os nossos pés respirem mais assim como possibilita um melhor arejamento dos sapatos. E para quem sabe o quanto custa limpar uma casa e mantê-la limpa, uma vez que se usa sapatos próprios (chinelos, pantufas, ou até meias próprias, etc) é uma dica para mantê-la limpa mais tempo. Os sapatos de rua, que muitas vezes trazem para a nossa casa imensa sujidade próprias das ruas dos dias de hoje, são um dos grandes inimigos das donas de casa - desesperadas ou não. Por último, para quem acredita em "higiene espiritual", no Japão é defendido que ao deixar os sapatos de rua fora de casa, esta não é invadida com factores do exterior, dessa forma o equilíbrio da casa é mantido sem agressões ao seu ambiente.
     Posto isto, espero que da próxima vez que entrarem neste blogue se descalcem. Ahaha :)

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. já me aconteceu também! :)
    há 8 anos que tiro os sapatos ao entrar em casa, sinto-me mesmo estranho quando vou a casa de alguém e ando lá por dentro calçado.
    quanto à sujidade do exterior, nao sei, gosto imenso de andar descalço la fora também :p

    ResponderEliminar
  2. eu costumo tirar os sapatos quando entro no prédio, as pessoas pensam que tenho um parafuso a menos é claro!

    ResponderEliminar