Bem vinda segunda-feira e organização!

By Mariana Neves - novembro 19, 2012



     Lembram-se de eu ter dito aqui os planos que tinha para o mês de Novembro? Não posso dizer que têm corrido bem, nem que têm corrido mal, a verdade é que existem avanços mas também existem retrocessos  E por esse motivo as coisas não têm evoluído muito. Até hoje. Hoje foi o dia perfeito, devo dizer. Não tive aulas, mas mesmo assim às 5h45 já estava acordada, pronta para tomar banho, fazer um pequeno almoço equilibrado e dedicar-me ao estudo (que correu bastante bem!), passei a ferro, arrumei o quarto e ainda experimentei uma receita nova - chuchu estufado.... uma delícia!, segui para Vila Real e antes de ir para o estágio ainda tive tempo de fazer gelatina, arrumar as coisas e lanchar enquanto li um bocado o livro da semana: "A Arte da Felicidade". O estágio correu como habitual, mas desta vez não passei pelo continente para comprar bolachas e vim directa para casa, onde fiz um chá quentinho e comecei a tratar dos relatórios de estágio e plano de intervenção. Nada mal! Mas o dia ainda não acabou: ainda planeio ir dar uma caminhada depois de jantar, organizar mais uns trabalhos e ler! 
     Acho que a estratégia por ter dias destes, é focar-nos somente naquilo que queremos fazer. Por exemplo, como esta semana vai ser uma loucura, sabia que se não fizesse as coisas hoje seria pior depois, então foquei-me realmente no que queria fazer. Habituei-me a colocar num papel tudo o que quero fazer durante determinado dia/semana e é uma gratidão enorme poder riscar uma e outra coisa até a lista estar completa. Esta é uma forma também de não me esquecer que tenho que fazer algumas coisas pequeninas, que me acontece várias vezes, como por exemplo imprimir um documento, trazer um gorro, comprar fósforos, etc. Outra mania que ando a arranjar também é o de planear a alimentação (e os gastos que vou ter), dessa forma vejo os alimentos que preciso, se tenho que trazer de casa, ou preciso comprar, e acabo por distribuir os alimentos de acordo com as minhas necessidades semanais. Dessa forma evito comprar comida mais cara (como em bares, cafés) e acabo por comer comida caseira! 
       Outro habito meu - que começou desde que conheço o N. - era de levantar cedo. Só que agora, como ele acorda todos os dias às 6h30 estou a começar a seguir-lhe as passadas. Sempre adorei acordar cedo, ver o nascer do sol, aproveitar o dia. Mas uma coisa é "gostava de o fazer", outra coisa é realmente fazer. Temos sempre dificuldade em passar as coisas que gostávamos de fazer, para as coisas que realmente fazemos. Desde este ano lectivo que tenho feito um esforço por acordar cedo. E normalmente até acordo mas o que acontece é que olho para a janela e está tão escuro que desisto e volto a virar-me na cama. Até que apareceu o grupo "Boas manhãs" criado pela Rita que me tem dado imenso animo (ver mais sobre o grupo aqui)! E acredito plenamente que esta semana inteira consiga acordar às horas que estipulei! E vocês? Têm truques para a organizar ou nem por isso? Partilhem comigo, que aposto que vou adorar saber! 

Boa semana para todos! 

  • Share:

You Might Also Like

3 comentários

  1. Olá Mariana, obrigada pela partilha de informação em relação ao grupo "das manhãs". Já pedi para aderir! :)
    Também faço como tu, faço extensas listas com as tarefas do dia, e adoro ir riscando o que fica feito. :)
    Beijinho.*

    ResponderEliminar
  2. Adorei as ideias do mapa mental! :-)

    Obrigada pela partilha Mariana! :-D

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do tema, e especialmente da tua escrita. Estou tentado a escrever algo sobre isto..

    1. O que é chuchu? :P

    2. Planear a alimentação parece-me muito bem!

    3. Até que ponto há a necessidade de planear tudo ao detalhe? Qual o ponto de equilíbrio (se é que ele existe)? Conheço pessoas que, devido à sua organização tão rígida, acabam por e "desorganizar". Ou, por outro lado, pessoas que demonstram grande produtividade e são totalmente desorganizadas. Estarão estas variáveis, de facto, relacionadas?


    Continua no caminho certo! É um prazer seguir-te ;)

    ResponderEliminar