No meu caminho para o Minalismo & um livro para ler.

By Mariana Neves - janeiro 07, 2013

IMG_2823


      Para quem já segue este blogue há algum tempo, especialmente a sua página do Facebook, sabe que, de há uns tempos para cá, tenho vindo a interessar-me cada vez mais por minimalismo e tudo o que compõe essa filosofia de vida. 
      Desde o Verão que tenho dado passos pequeninos, especialmente no que requer organização no mundo virtual. Como é o caso do FlowKeeper, uma ferramenta que eu descobri aqui  e me permite organizar o tempo de uma forma muito rentável. Uso-a especialmente quando tenho imensas cartas, para me focar apenas na carta que estou a escrever e em nada mais. Outro passo que dei foi instalar o StayFocusd especialmente porque, no que toca a "lost in internet", eu sou perita, vou ao Twitter ou ao Facebook cinco minutos, e quando dou por mim já lá estou há horas. Aliás, lembram-se de eu ter deixado de usar essas redes sociais por um tempo? Se não tivesse o blogue e a universidade a ligar-me a elas, provavelmente nem as teria reactivado, é algo que me rouba bastante tempo e muita das vezes tempo que poderia ser gasto de forma útil, e não como o uso. Assim, esta ferramenta controla o tempo que passo no Facebook, apenas posso passar uma hora diária, e por agora nenhum problema com isso, dá para se escolher os sites que se quer bloquear, os dias a que se quer bloquear e as horas a que se quer fazer isso, perfeito!  
       Ando a aprender bastantes dicas com o blogue "The Busy Woman and the Stripy Cat" que se tem tornado uma verdadeira bíblia para mim. Esta semana começo já a tentar "destralhar" o meu quarto e a seleccionar coisas que são importantes ou não para mim. Acho que o que falta muito por estes lados é estabelecer prioridades, tanto a bem materiais como em ordenação de tarefas. Sou aquele género de pessoas que quer fazer tudo logo, e a maior parte das vezes isso nem sequer tem bom resultado. E também sou aquele género de pessoas que se deixa atacar muito pelo divagar de pensamentos, e tempos soltos. Por isso, educar-me para o minimalismo parece ser uma tarefa árdua e difícil de pôr em prática. 
      Para me lançar à batalha, andava a ler o blogue da Rita e deparei-me com o livro "The Power Of Less" do Leo Babauta. Pesquisei um bocado mais sobre o livro e encontrei o download de um e-book completamente gratuito. O e-book chama-se "Thriving on Less" e sabem que mais? É com certeza a minha próxima e primeira leitura de 2013. Caso queiram adquirir o livro, acedam a este link. Cada vez mais existem certas coisas que vêm ao meu encontro (ou eu é que vou ao encontro delas) que me fazem acreditar que certas decisões estão certas e que realmente existem certas atitudes a ser tomadas.

  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Vou dar uma "melhor vista de olhos" neste post... com certeza que vou :)

    ResponderEliminar
  2. Também adoro o blog da Rita e tenho pegado em algumas das dicas dela para organizar melhor o meu quotidiano :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que as pessoas, incluindo eu, perdem pequenos e bons momentos da vida por se perderem no mundo virtual. Existem coisas tão boas para fazer fora do computador...Às vezes queria que os computadores deixassem de existir por algum tempo para ver no que dava.;) *

    ResponderEliminar
  4. Também ando a ler muito o blog "The Busy Woman and the Stripy Cat" e acho que desde que comecei a viver sozinha notei que conseguia viver com menos e neste momento ando a reduzir. Ao que parece vamos percorrer este caminho "juntas".

    ResponderEliminar
  5. Mal vi esta imagem, lembrei-me de ti .

    http://24.media.tumblr.com/tumblr_ma7bxkA0l71rwpqvzo1_500.jpg

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  6. Tento viver uma vida minimalista sinceramente, mas por vezes é bastante difícil! Tenho dificuldade em gerir o meu tempo com a faculdade, casa, namorado, leitura, blog, desporto...
    Fizeste bem em partilhar essa ferramenta e o ebook. Vou dar uma olhadela ;)

    ResponderEliminar