Destralhar... a secretária #1

By Mariana Neves - fevereiro 14, 2013

Lembram-se de eu ter dito aqui que comecei a destralhar a minha secretária? Pois bem, aqui fica o relato.Comecei por destralhar a secretária porque é de longe o espaço cá de casa mais desorganizado. Como ando sempre de um lado para o outro é bastante fácil acumular papeis entre outras coisas. É recortes para um lado, contas para o outro e por vezes parece que a desarrumação não tem fim. Até ao dia em que decidi  enfrentar a confusão. 

Destralhar: livrar se das tralhas..do que é inútil e sem valor.
Objectos, roupas etc. que não se usam mais. Jogar fora.
Ex:. preciso destralhar as roupas do meu guarda roupas e de alguns objectos do meu quarto, pois comprei novas mobílias para o mesmo.

Destralhar parte 1.

Comecei por identificar as tralhas que tinha: facturas, recibos, garantias, folhas usada para rascunho, papéis sem sentido, montes de canetas, e coisas que nem sabia bem onde as categorizar. De seguida juntei o material de guerra: um saco para o lixo, outro para a reciclagem e ainda fui ao continente comprar uns arquivadores de plástico (como os da foto) e lá enfrentei a minha secretária. 

Primeiro ataquei o que estava à vista. Todas as folhas de rascunho foram colocadas num arquivador de plástico A4 (folhas de rascunho são um bem necessário cá em casa), fiscalizei todas as canetas que escreviam e as que não escreviam foram para o lixo e arrumei-as num estojo, organizei também todos os lápis de cor, marcadores e lápis de cera noutro estojo próprio e mais outro estojo para tesouras, colas e afins. Depois passei para as gavetas e dividi o monte de papeis em três: documentos da escola, garantias e documentos importantes (como do banco e afins..) e organizei-os pelos três organizadores como podem ver na fotografia. Tinha imensos papéis sem justificação, a maior parte delas recibos das minhas viagens c o N. que ainda não tinha arquivado então lá me dispus a fazê-lo. 

No final tinha um saco enorme cheio de papeis para a reciclagem - isto porque também desocupei imensas capas de argolas que tinham coisas arquivadas que já não me servem para nada e aproveitar para arquivar alguns papeis soltos devidamente identificado. Mais que arrumada a minha secretária está muito mais funcional. Ao contrário do que é habitual sei que se agora precisar de alguma coisa encontro imediatamente. É tão bom simplificar e tornas as coisas mais práticas. Um passo já está!

  • Share:

You Might Also Like

5 comentários

  1. Hoje também destralhei mais um pouco o meu quarto, como vou me mudar daqui a 2 semanas, acho que tenho de investir mais tempo nessas tarefas. Mas hoje soube-me tão bem!

    ResponderEliminar
  2. Só tenho uma coisa a dizer: QUE CORAGEM!!!!!
    Eu odeio destralhar... Sei que é um bem muitooooo necessário, mas é horrível: tenho sempre medo de mandar fora o que não devo -.-'
    Sabe bem depois, quando está tudo arrumadinho e perfeito, mas é uma tarefa que cansa...

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma daquelas pastas de plástico com vários separadores e vou arquivando os papéis importantes, à medida que vão sendo "produzidos". Cada separador está destinado ao banco, carro, garantias, facturas de compras online e por aí fora :) É tão bom ter as coisas organizadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é uma ideia! Quando tiver mais responsabilidades de certo que adoptarei isso :) Beijinhos ♥

      Eliminar
  4. Já fiz uma primeira tentativa lá na escrivaninha de casa e acabei por remover muita tralha. Contudo, falta organizar a que restou. Daqui a uns tempos volto a olhar para ela em condições para fazer isso :)

    ResponderEliminar