Vamos lá evitar danos no ADN.

By Mariana Neves - fevereiro 07, 2013

Esta semana tive a minha primeira aula de Fisiologia do Esforço e a verdade é que esta cadeira já começou a mudar a minha vida. Tudo começou quando a professora fez referência a um estudo realizado que tinha como objectivo relacionar a pratica de exercício físico com o número de erros que surgiam no ADN com o longo do tempo. Para isso estudou-se uma amostra da população e chegou-se à conclusão que os erros do ADN numa pessoa activa de 88 anos anos era igual aos erros do ADN numa pessoa sedentária com 20 anos. (Isto falando em grosso modo).
Devo-vos confessar que mal a professora disse isto os meus olhos arregalaram-se e entrei em choque. Depois desse estado, fiquei ainda completamente envergonhada da minha situação física. Pois bem, eu não sou aquele género de pessoa que adore desporto. Nunca o fui, na verdade.  Mas ultimamente o bichinho do desporto tem-me atacado, não fosse o meu curso fazer parte do departamento de desporto. Fui-me apaixonando pela natação, pelo yoga e mais recentemente as caminhadas/corridas. A verdade é que nem sempre abdico de algum do meu tempo para me dedicar a fazer estas actividades que gosto. Nunca estabeleci um compromisso com as mesmas. Até esta semana. 
Ontem, mesmo depois do estágio, mesmo com a ameaça de chuva, fui fazer uma caminhada de 1h (com intervalos de corrida que ainda sou uma iniciada nestas coisas). E hoje mesmo não tendo aulas de manhã, às 9h já estava a sair de casa com o fato de treino vestido para iniciar mais um "treino", desta vez aproveitei os belos raios de sol para praticar um bocado de yoga também. A verdade é que por vezes custa-me sair de casa para praticar exercício mas depois de o fazer sinto-me tão realizada que o meu sorriso só alegra mais. São coisas que precisam de ser feitas e decisões que têm que ser tomadas certo? Portanto a partir de hoje o exercício físico tem obrigatoriamente que fazer parte da minha rotina. Vamos lá ver como isto corre... Tudo pelo meu ADN! 

  • Share:

You Might Also Like

5 comentários

  1. Também comecei a pensar nisto nos últimos tempos e sinto-.me muito bem com a minha mudança.Já não dispenseo as caminhadas de uma hora :)

    ResponderEliminar
  2. Oh, também preciso mesmo. Toda a gente diz que após praticar desporto o dia corre muito melhor, mas a preguiça que tenho de sair da cama? Oh. Tenho mesmo de a vencer. :| Só queria um pouco mais de quentinho. :)

    ResponderEliminar