Quase um ano do projecto Cartas Cruzadas..

By Mariana Neves - junho 03, 2013

quase 1 ano. :)

       O tempo passa tão rápido que parece incrível. Ainda ontem andava a magicar a ideia deste projecto: como é que ia fazer? como ia começar? e hoje já se passou um ano que me deixei levar por esta aventura. Disse uma vez Gandhi (e disse muito bem) "O que quer que seja que faças na vida vai ser insignificante. Mas é muito importante que o faças pois ninguém o vai fazer por ti." Tenho esta frase escrita na madeira da minha secretária e é ela que tem acompanhado todos os meus passos grandes e pequenos. Nomeadamente estes passos que começaram há quase um ano atrás e depois de centenas cartas escritas e enviadas me levaram a este estado de realização pessoal e felicidade como nunca antes tinha sentido.
     Criei este projecto para ajudar os outros, para dar um bocado de mim a pessoas distantes que por alguma razão me contactavam. Mas a verdade é que o projecto acabou por se revelar algo completamente diferente: é uma troca. Uma troca não só de palavras como também de afectos, de vivências, de desabafos, de risos, de lágrimas. As pessoas com quem já contactei (e já foram tantas!) ajudaram-me mesmo sem o saberem. Mostraram-me um mundo que vale a pena acreditar. Vale a pena ficar com a mão cansada de escrever tanto, vale a pena inovar, vale a pena preencher o meu tempo com a dedicação pelos outros. Vale a pena dar-mo-nos aos outros, ansiar pelas respostas, pelas palavras dedicadas. E cada um deles, deram-me um bocado de si. E é tão gratificante.
     Foi um ano que passou, um ano em que estas pessoas de longe e de perto, estiveram presentes. Pessoas que acompanharam-me em todas as circunstancias, que me mandaram postais de melhoras, de viagens, de pêsames. Pessoas que partilharam o seu mundo comigo. E haverá coisa mais mágica? O mundo é lindo e este projecto é a minha base sólida para acreditar nisso. Tenho uma gratidão imensa por todas as cento e quatro pessoas que entraram na minha vida por forma de carta e que ainda hoje se mantêm não só por forma de carta, como de chás partilhados, de viagens e acima de tudo que permanecem em pensamento. Quantas vezes é que já não dei por mim a pensar: "Quando chegar a casa tenho que escrever uma carta para mandar à [nome da pessoa] que ela vai adorar saber isto!" E é isto que faz este projecto crescer. Esta comunicação fantástica que se cria por carta e que vai crescendo, como uma semente cresce até se tornar numa árvore. 
    Obrigado a todos os que participaram e a todos aqueles que ainda vão participar.

  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Confesso que também gostava de participar neste projecto. Pois adoro escrever cartas e postais e receber :) acho que é algo que antigamente dependiamos disso e cada vez mais desaparece do mapa. E sinceramente não gosto de saber que permitimos isso.
    Vou ler as "regras" :)

    ResponderEliminar
  2. Que delícia minha cara, um ano de missivas (cartas). Deve ser algo bastante singular. Eu estou a escrever cinquenta e duas missivas em cinquenta e duas semanas. Será um prazer escrever algumas linhas para você. As minhas missivas irão pelo correio depois que eu finalizar a escrita de todas elas. Quem sabe eu tenha respostas. rs

    bacio

    ResponderEliminar
  3. linda, eu recebi a tua carta mas tive a azáfama da faculdade e só agora entrei em férias, por isso brevemente lá terás a tua resposta :D

    ResponderEliminar
  4. Adoro missivas, vivo escrevendo-as. As vezes escrevo sem pensar nos destino das linhas e quando estou ali nas últimas linhas acabo sabendo pra quem as estou escrevendo. Um deleite para a alma...
    Parabéns por esse ano de trocas.
    bacio

    ResponderEliminar
  5. Ao ler este post, arrepiei-me ! E sabes o que pensei? Quando queremos realmente uma coisa conseguimos! :) Acho este projecto maravilhoso ! Parabéns :) Um grande beijinho <3

    ResponderEliminar