Almôndegas de soja.

By Mariana Neves - junho 25, 2013


     Hoje de manhã andei a vasculhar os posts do início do blogue e apercebi-me que a maior parte deles era sobre receitas. Com o tempo, embora continue a cozinhar (alguma vez deixarei de o fazer?), deixei de colocar aqui as receitas que vou experimentando ou inventando. Três meses depois da última receita que pus neste cantinho, resolvi voltar às origens. 
    Já falei aqui da minha paixão por almôndegas, é das tais coisas que me faz chorar por mais. Adoro, adoro, adoro e está tudo dito. Contudo, já me andava a fartar sempre da receita de almôndegas de aveia e cenoura, decidi-me assim a experimentar uma nova. E, devo-vos dizer que foi das melhores coisas que fiz. A receita que fiz foi quase como uma tradução no paladar de todos os meus gostos favoritos. Aproveitei para fazer a mais, para congelar (dá sempre jeito! e o melhor das almôndegas é que escusam de ser fritas) que é o que podem ver na fotografia. As que comi estavam tão deliciosas que nem sequer tive tempo de fotografar.. Ups. Vamos lá à receita! (Já agora, a receita foi retirada daqui)

Ingredientes para as Almôndegas (para 3 pessoas): 

1 taça pequena de soja granulada (demolhada e escorrida) 
1/2 cebola picada 
1 dente de alho picado 
2 colheres de sopa de coentros (ou salsa) 
1 chávena pequena de pão ralado 
2 ovos grandes 
1/2 chávena pequena de farinha 
1 colher de chá de pimenta (eu usei pimentão e pimenta preta)
1 colher de chá de gengibre ralado (eu usei em pó e pus ligeiramente mais, isto porque adoro gengibre)
1 colher de sopa de molho de soja 
Sal q.b. 

Preparação: Demolhar a soja e escorrer bem. Juntar numa tigela a soja, o molho de soja, coentros, cebola, alho, gengibre, farinha, pão ralado e sal. Misturar bem e adicionar depois os 2 ovos até formar uma pasta. Levar esta mistura meia hora ao frigorífico e, antes de cozinhar, formar pequenas bolas e passá-las por pão ralado. Para cozinhar as almôndegas, faz um refogado com azeite, 2 tomates maduros, meia cebola, 2 dentes de alho, sal e pimenta. Deixar refogar, triturar com varinha mágica e colocar cuidadosamente as almôndegas neste molho. As almôndegas devem ser cozinhadas apenas durante alguns minutos e deve virá-las com muito cuidado. 

Bons cozinhados!

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Hmm, que maravilha! Fiquei encantada com a receita, e acredita que a irei experimentar!! Muitos Beijinhos :) *

    ResponderEliminar