Mata Nacional e Palácio do Buçaco {Luso}

By Mariana Neves - setembro 24, 2013

"A Mata Nacional do Buçaco, com 105 hectares e cerca de 5 km de perímetro, é Monumento Nacional desde 1943. Classificada por botânicos como um dos melhores arboretos da Europa e por poetas como o “altar da natureza”, tem no seu interior cerca de 700 espécies de árvores, exóticas e indígenas. Ao percorrermos as suas veredas, em passeios pedonais, estaremos em plena floresta amazónica ou na Tasmânia, caminhado pelo Vale dos Fetos." - retirado daqui.









Já conheço o Luso desde os meus tempos de graúda e desde sempre que o achei algo mágico, como um país secreto dentro do nosso tão belo Portugal. Quando conheci Sintra quase jurei que ela e o Luso eram irmãos de estarem tão rodeados de uma beleza natural estonteante. Assim, com saudades dos lados magníficos do nosso país, este Verão fomos ao Luso e perde-mo-nos uma tarde inteira pela Mata Nacional do Buçaco. 
Esta é, sem dúvida alguma, das matas mais bonitas do país. Rodeada de Natureza, de lugares secretos e de fontes, oferece-nos um espaço digno de bastantes sorrisos e fotografias. Andamos de mapa de um lado para o outro, porque não queríamos deixar escapar nada (ou então até queríamos para poder voltar), subimos e descemos, voltamos aos sítios que mais gostamos, fomos à loja de produtos nacionais - com coisas de perder a cabeça! - quase ousamos parar para tomar um refresco na esplanada, mas o tempo não deu para tudo. Para já, o Buçaco ficou na nossa memória como uma das tardes mais bem passadas deste Verão e também no nosso coração.
O Buçaco para quem não sabe fica perto da Mealhada no Distrito de Aveiro, aconselho a toda a gente uma visita lá. Chamo especial atenção ao trabalho da Fundação Mata do Buçaco para "reconstruir" algumas partes da Mata que foram destruídas com um temporal há uns tempos atrás. Se querem saber mais sobre este trabalho e vários tipos de voluntariado ficam aqui os links.

Site Fundação Mata do Buçaco: http://www.fmb.pt/index.php/pt/
Facebook Fundação Mata do Buçaco: https://www.facebook.com/FundacaoMataDoBucaco

Boas viagens,  Mariana. (♥)

  • Share:

You Might Also Like

11 comentários

  1. OMG *.* tenho que visitaaar!

    - bloomingflowersinjuly.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. o meu coração é demasiado pesado, Marianinha, jamais conseguirá levitar. tenho saudades tuas, da pessoa bonita que és.
    um beijinho do tamanho do mundo para ti <3

    ResponderEliminar
  3. Nunca visitei o Buçaco, embora tenha muita vontade e curiosidade. As tuas fotos ainda as aguçaram mais!

    ResponderEliminar
  4. Descobri hoje o teu blogue e... adorei!!! Vou passar a segui-lo! As fotos são tuas?

    ResponderEliminar
  5. A mata do Buçaco é mesmo uma espécie de irmã gémea de Sintra!! Belo passeio! Bonitas fotografias!!!

    ResponderEliminar
  6. Que fotos maravilhosas.
    Obrigada pela partilha, Mariana e obrigada pelo comentário no meu blog :-)
    Até breve

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha. Fui lá este ano, mas apanhei uma chuvada daquelas.

    ResponderEliminar
  8. Olá Marina, tinha que passar por aqui, não conheço o Buçaco mas tenho que lá ir sem dúvida, adoro Sintra e portanto tb vou adorar passar por aqui...

    ResponderEliminar
  9. Fotografias bonitas <3
    http://allaboutmakemehappy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar