DIY

Reciclar sobras de cera de vela {DIY}

By Mariana Neves - outubro 26, 2014


Para quem é amante de velas, como eu sou, sabe o quão irritante é ver aqueles restos de cera que ficam depois do pavio arder. Desde cedo que isso me irrita, porque me custa não arder uma vela até ao fim e porque sou contra o desperdício. Então, desde há mais de um ano que comecei a "coleccionar" os restos de velas. Guardei-os por cores (para não se misturarem) e quando achei que já tinha cera suficiente pus mãos à obra! De que precisei?

  • Restos de cera;
  • Cordel;
  • Formas de silicone;
  • Panela


Como fazer?  Derreter os restos de cera na panela até estar tudo fundido. Entretanto passar as formas de silicone por água, mergulhar o bocado de cordel na cera quente. E segurar o cordel no meio da forma com a ajuda de molas de forma a ficar mais ou menos no centro. Colocar lá dentro a cera seca e sem fazer muito movimento colocar a arrefecer, eu coloquei no frigorífico. Retirar da forma só quando estiverem totalmente frias e feitas. Demora sensivelmente meia hora a arrefecer.

Com esta reciclagem consegui fazer sete velas novas. Duas laranjas, duas brancas às quais juntei sementes de lavanda, duas cor-de-rosa (juntei cera branca com cera quente até ter a cor que eu queria) e uma vermelha. Já pus uma delas a queimar e funciona perfeitamente. Que venham mais restos que aqui em casa aproveita-se tudo! E vocês, o que fazem com os restos de cera?

Um xi-
Mariana.


  • Share:

You Might Also Like

15 comentários

  1. Bastante útil e engraçado este post, gostei imenso! beijinhos.
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Já fiz velas assim tam´bém reaproveitando os restos de outras velas e aproveitando os frascos que algumas têm. Experimentei também juntar lavanda, canela e grãos de café semi-moidos. Funciona lindamente! Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na branca juntei pedaços de lavanda e ficou divinal :) para a próxima vou experimentar canela! Parece promissor :) Depois conto como ficou, obrigada! *

      Eliminar
  3. Óptima dica, também detesto deixar o resto da vela pro lixo, agora já sei, tenho que experimentar :-)

    ResponderEliminar
  4. Uma bela ideia :p Vou experimentar! Um beijinho grande, Mariana!

    ResponderEliminar
  5. Há quanto tempo não faço isto... Fazia tantas vezes há uns anos atrás!!
    Deixaste-me com vontade de repetir:)
    As tuas velas ficaram lindas!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca é tarde para voltares a fazer :) força! Beijinhos **

      Eliminar
  6. Que giro. Faço precisamente a mesma coisa e nunca me lembrei de falar nisso...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que a Ema do blogue "365 coisas que posso fazer para diminuir a minha pegada ecológica" comentou o meu blogue! Que orgulho! :') Um beijinho gigante*

      Eliminar
  7. Já me tinha esquecido do quão revigorante é visitar este teu cantinho, falha pela qual peço já imensa desculpa :)
    Um xi-♡ enorme (melhor do que provavelmente o primeiro e único que te dei até hoje :p)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volta quando quiseres, a tua visita é tão importante para mim ♥

      Eliminar
  8. Olá Mariana :)
    Como sabes, comecei ontem à tarde esta aventura no teu maravilhoso blog e à noite já andava à procura de "Organic Cosmetics Standard".

    Quanto às velas, é essencial que não sejam de parafina - derivado do petróleo e tóxico. Alternativas... Bem, cera de abelha...... Para quem for apologista, claro! Ou então, também já fiz reutilizando óleos alimentares usados.

    Vou continuar a ler! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, obrigada por todo o carinho :')

      Realmente tenho que aderir às velas com óleos alimentares!

      Beijinhos*

      Eliminar