I ♥ Manteiga de Amendoim {um miminho para o estômago}

By Mariana Neves - fevereiro 02, 2015



Como disse aqui eu tenho um ligeiro vício por manteiga de amendoim: adoro, sou capaz de comer em colheres. Não me venham falar em nutela (nunca lhe achei grande piada) o melhor do mundo é mesmo manteiga de amendoim. O único problema é que no supermercado é super cara e ainda por cima está cheia de conservantes, açúcar e coisas que não quero andar a comer às colheradas. Eu só quero comer manteiga de amendoim, mais nada. Por isso, desde há uns tempos para cá, deixei de comprar manteiga de amendoim e comecei as minhas experiências de manteiga de amendoim caseira. A primeira, foi um fiasco, devo assumir. Parecia-me boa, mas... não. Então aproveitei-a para fazer esta granola e lá ficou maravilhosa. Agora a segunda vez decidi experimentar a receita do blog Chats & Juices da Inês que está aqui. Experimentei e adorei! 


Receita da minha manteiga de amendoim (e tão cedo não experimento outra):

~ 150g de amendoim natural;
~ 150g de amendoim torrado; 
adoçante q.b (se acharem que precisa);  
azeite q.b.

~ Colocar os amendoins na picadora até ficar uma posta (demora uns minutos). Se quiserem que fique crocante não coloquem os amendoins todos, reservem alguns mal picados para por no final. Tirar a manteiga, juntar o adoçante (eu usei uma colher de sopa) e o azeite (a olho) e mexer. Colocar em frascos próprios e desfrutar! 

Nota: com o tempo fui deixando de por adoçante e o azeite, habituei-me ao sabor dos amendoins e não quero outra coisa.


No final para testar logo a manteiga fiz umas "sandes de banana com manteiga de amendoim". A inspiração veio dos vídeos "Get Healthy With Me" da Tess Christine que eu aconselho a quem precisar de inspiração em relação a alimentação saudável. E desde que provei não quero outra coisa. Sabem aquelas horas em que o estomâgo suplica por comida? É isto que lhe dou e é tão bom! Basta cortar uma banana em tiras, rechear com manteiga de amendoim, como está na fotografia, e comer. A quem já fiz aprovou! E vocês, o que acham?

Um xi-
Mariana

  • Share:

You Might Also Like

20 comentários

  1. Eu preciso de inspiração, a minha vida mudou um pouco e está um caos e eu não gosto disso, para alem disto a gripe decidiu atacar-me! Amanha começa uma nova semana para mim, vamos ver se tudo melhora!

    ResponderEliminar
  2. Mariana, que blog lindo <3
    adorei a receita, to numa vibe de DIY de culinaria haha, i will try!

    ResponderEliminar
  3. Mariana, obrigada pela receita!
    Como conservas a manteiga de amendoim? No frigorífico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz, sim, eu deixo no frigorífico. Mas dizem que não é preciso. É uma questão de se experimentar. Obrigada pela visita, beijinhos*

      Eliminar
  4. adoro manteiga de amendoim!! foi uma das super descobertas quando adoptei o veganismo.
    Eu faço apenas com amendoim torrado. Sem mais nada. O próprio amendoim liberta o óleo no processador.. leva um pouco de tempo, mas fica óptimo e não precisa de mais adição alguma! :D
    Infelizmente o meu corpo não aceita muito bem os amendoins.. fico sempre com sensação de estômago cheio e mal disposta.. sniff sniff.. mas comer às colheradas? know what u mean! :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu acrescentei pouquinho azeite só para lhe dar o toque.
      Aiii é tão bom comer às colheres :p

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Então se a senhora tua mãe fizer, avisa-me* ♥

      Eliminar
  6. Ui vou ter que experimentar para o meu filho que adora manteiga de amendoim :)
    Eu costumo comprar a do Lidl que é mais acessível ... mas claro que tem sempre conservantes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação à do Lidl não sei se compensa em termos monetários. Esta aqui ficou-me por dois euros sensivelmente... Mas é tãão boa!

      Eliminar
  7. Que boa sugestão, Mariana! Também sou de comer manteiga de amendoim às colheradas, e mãos cheias de amendoim torrado. Amendoim é mesmo uma perdição para mim! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já temos um clube nosso: as amantes do amendoim! :p

      Eliminar
  8. Fico tão feliz por teres gostado Mariana! É mesmo fácil de fazer e super delicioso :)
    A minha perdição também é comer com banana, ou então ás colheradas :D Tens uma sorte em não apreciar nutella, é da maneira que ficas longe do açúcar refinado e conservantes!
    Obrigada pela referência, beijinho*

    http://chatsandjuices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês :)
      Mas também há nutella natural, conheces? :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  9. Adoro Manteiga de amendoim. Tenho comprado a do Lidl porque ainda não me apeteceu estragar a minha picadora (já estraguei uma com manteiga de amêndoa e não queria repetir a proeza), mas tenho saudades de fazer uma caseira novamente. Eu costumo fazer só com o amendoim torrado e acrescento uma pitada de flor de sal, dá um toque especial... :)

    ResponderEliminar
  10. Aqui no Brasil lançaram uma manteiga de amendoim da Paçoquinha ( uma marca que tem por aqui), comprei na maior felicidade e me decepcionei tanto, era puro açúcar! Vou me arriscar em uma caseira da próxima vez.

    ResponderEliminar