Hambúrgueres de quinoa e batata doce com molho de framboesas ~

By Mariana Neves - fevereiro 14, 2015

"Eu amo-te. Mesmo dizendo que não. 
Mesmo deixando-te ir. Mesmo não te pedindo para ficares. 
Mesmo estando longe, eu amo-te. E amo mesmo."


Hoje faço batota. O "toca a comer legumes" de hoje não foi este. Foi outro, que um dia hei-de voltar a repetir a tempo de fotografar. Estas receitas foram de outro dia, mas são tão boas que eu tive que as fotografar para um "toca a comer legumes" de batota. Hoje trago-vos os melhores hambúrgueres vegetais que já comi. A receita foi adaptada e sabe bem em dias como este... em que o amor é a palavra de honra (ainda que para mim este não passe de um dia como todos os outros).


Hambúrgueres de Quinoa e Batata Doce
(Receita Original da BioEscolha aqui)

~ Colocar 1/2 copo de quinoa a cozer em água (1 copo) com sal e uma folha de louro durante 10 minutos.
~ Entretanto descascar uma batata doce e cortar em cubos pequenos. Colocar numa frigideira azeite, e uma cebola pequena cortada em fatias miúdas com dois alhos picados, deixar alourar. Colocar a batata doce, sal e pimenta. Cozinhar em lume brando uns dez minutos, sempre a mexer para não agarrar.
~ Depois colocar numa taça a quinoa já cozinhada, 1/2 copo de queijo ralado, 1/2 copo de pão ralado, e a mistura com a batata doce, mais um ovo. Mexer, rectificar o tempero e colocar orégãos. 
~ Moldar em pequenos hamburgueres (dá para seis) e colocar no forno num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cozinhar até estar dourado de ambos os lados.

 ♥

Molho de Framboesas
(Receita Original da BioEscolha aqui)

~ Colocar fambroesas q.b com cebola bem picada, orégãos, sal, pimenta-preta e o sumo de meio limão, numa taça. Mexer bem, até ficar molho. Servir.


Brownies de Beterraba e Chocolate
(Receita Original: Mafalda Pinto Leite)

~ Colocar 2 beterrabas médias com casca numa panela com água a ferver durante 30 minutos. Ao fim desse tempo, passar as beterrabas por água fria e retirar a casca.  Bater num liquidificador as beterrabas até ficar em puré (se necessário, acrescentar água para conseguir a textura desejada);
~ Forrar um tabuleiro com papel vegetal e ligar o forno a 170ºC. Reservar.
~ Numa panela derrete 150g de manteiga sem sal com 200g de chocolate de culinária em lume brando;
~ Entretanto, quando estiver derretido, retire do lume, e adicione 2/3 chávena de açúcar amarelo, e três ovos, mexendo entre cada adição.
~ Juntar 1 colher de chá de baunilha, 1 chavena de farinha sem fermento, 1 c. chá de fermento em pó e o puré das beterrabas;
~ Colocar a mistura no tabuleiro e levar ao forno durante 20minutos (até estar tostado por fora, mas húmido por dentro);
~ Retirar do forno quando pronto e povilhar com cacau em pó.



Escrever isto só me dá vontade de voltar a fazer as receitas todas outra vez e de me deliciar. Adoro os hambúrgueres! E é tudo tão simples de fazer. Aconselho mais do que mil vezes. Por isso, já sabem, se experimentarem digam.
Um xi-
Mariana

  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Que delícia de imagens!
    De fazer àgua na boca!
    Obrigada por partilhares as receitas.
    Beijinho e bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito curiosa em relação a esse hambúrguer! Acho que vou experimentar fazer.

    ResponderEliminar
  3. um dia hei-de experimentar estas receitas! se forem tão boas quanto o seu aspeto :)
    Querida Mariana ando desaparecida mas prometo que venho sempre cá ter
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha Mariana... como é bom receber notícias tuas! <3

      Eliminar