In my way to the green Beauty ~ {update}

By Mariana Neves - abril 15, 2015

Sei que não tenho sido a blogger mais assídua, mas tudo aquilo que falei (e me comprometi) neste blog continua a ser uma realidade constante na minha vida. Uma luta em que espero sair vitoriosa. Por isso mesmo é óbvio que o "in my way to the green Beauty" persiste cá por casa. Aliás, nas duas casas. Resolvi então, ao fim de algum tempo de silêncio falar-vos das minhas novas opções e aquisições. Deixo-vos as dicas, qualquer coisa, é só perguntarem. E se conhecerem produtos novos... toca a partilhar! 


~ Cuidados de Rosto ~ 

~ A minha primeira aquisição desde que comecei esta aventura nos cosméticos foi este "kit" da Mádara. Não foi propriamente barato (42€) mas a minha pele está rendida. Para quem me lê e me conhece, sabe que eu já tive problemas de acne e que desde a minha adolescência que tenho muito cuidado com a minha pele e a protejo com o que posso. Comprei este kit para peles mistas (existe também para peles oleosas e secas) numa altura em que a minha pele estava sem vida. A mudança foi drástica. Este kit, que comprei na Organii, inclui uma espuma de limpeza, um tónico para equilibrar a pele e um creme de dia hidratante. A Mádara é uma linha "ecológica", não testada em animais, com o símbolo eco-vert entre outros. Na minha wishlist já está o creme de noite. Para já, não tenciono mudar de linha de rosto tão cedo, eu e a minha pele estamos apaixonadas.
~ Há uns tempos, como falei aqui no blog, usei também os cremes (hidratante e nutritivo) da ArteSana que são uma óptima opção para peles normais e mais baratos. 


~ Cuidados de Higiene Oral ~ 

~ Aqui é que a porca torçeu o rabo. Foi-me muito difícil encontrar uma pasta de dentes adequada. Experimentei algumas e só consegui gostar de duas: a da ECO-Cosmetics de Lavanda (que comprei na Quintal Bioshop) e a Pasta Dentrifica Couto (que comprei no Cantinho das Aromáticas). Optei por usar a pasta de dentes Couto, para além de ser Portuguesa é também vegana e o preço não é muito exorbitante (paguei menos de 3€), a adicionar que tem um gosto fantástico e mesmo a "fresco". 
~ Comprei recentemente também um elixir de Aloé Vera e Tea Tree da Optima Health & Nutrition produzido a partir de ingredientes naturais e 100% de Aloé e óleos essenciais, sem álcool e fluoreto. Custou-me, mais ou menos, 4€ e comprei no Intermaché. É um bocado forte mas diluído com água é bem melhor do que todos os elixir que tinha experimentado antes.

~ Desodorizante ~ 

~ Já tinha colocado aqui a minha receita de desodorizante natural e foi este o que usei durante muito tempo. Porém com as viagens e mudança de temperatura a receita caseira acaba por não ser tão prática. Por isso, decidi voltar aos desodorizantes de compra. E nos desodorizantes, como sou bastante esquisita, a escolha é certeira: os da marca Dr. Organic (podem encontrar no Celeiro ou em algumas Wells). Aliás, acho muito importante a escolha de um desodorizante natural porque é uma área onde a nossa pele absorve tudo, devido à transpiração, e dessa forma estamos a absorver todos os químicos. Afinal, ninguem quer ter um corpo contaminado? Estes desodorizantes custam sensivelmente 6€ mas posso garantir-vos que valem a pena: cheiram bem, são suaves, hidratam e estão ausentes de todos os malefícios para o nosso planeta. Já experimentei o de Aloe Vera e o de Vitamina E são maravilhosos! 
~ A minha mãe usa o da BioPha e para já está satisfeita. Compra-se no Jumbo e acho que o preço não foi mais de 3€. Talvez seja a minha próxima compra. 


~ Exfoliantes ~ 

~ Como tenho os pelos muito fininhos tenho que fazer exfoliação todas as semanas para as minhas pernas estarem sempre perfeitas, resumindo: é imperativo ter exfoliantes em casa.  Aplico os exfolientes com luvas de exfoliação (da Rituals) e uso três exfoliantes. O da cara, da Yves Roche (que comprei quando fui a Madrid e já não me lembro do preço), o do corpo com Sal Marinho, Alfazema e Camomila da Artesana (creio que custa 9€) e o dos lábios que o faço em casa (azeite com açúcar, fácil e eficaz). 

~ Cremes de Corpo ~ 

~ Tenho a sorte de ter criado o bom hábito de colocar creme todos os dias. Sorte para a minha pele, azar para a minha bolsa. Já experimentei imensos cremes de corpo. As minhas últimas aquisições, que aconselho totalmente, foram: as manteigas corporais (15€) e o óleo de corpo (11€) da The Body Shop, creme de corpo (15€) da Mádara, a manteiga corporal de chocolate e ylan ylan da Stuff By Mó (nacional e óptima!), a loção corporal revigorante da Australian Bush Flowers Essences (24, na Círculo Bio) e por último a loção corporal da Naturalium (8€, à venda no Pingo Doce). 

~ Para quem gosta de cuidar cada pedaço do corpo, como eu, um creme para os pés é indispensável, bem como para o das mãos. Para os pés, aconselho (e muito) o creme de pés da BioPha (5€) com um cheirinho muito agradável a eucalipto e uma hidratação esplêndida. Para creme de mãos eu uso as embalagens de 30ml de loção corporal da Dr. Organic (3€), são baratas, hidratantes e amigas do ambiente (e da nossa pele).

~ No que toca ao baton de cieiro (vá, vou considerar um creme para o corpo) uso o da Artesana que já falei no blog ou o da ECO-Cosmetics (comprado na Quintal BioShop) e para aplicar de noite o bálsamo de lábios da The Body Shop. Não me lembro do preço de nenhum deles, mas anda entre os 3 a 6€ sensivelmente. 


~ Cuidados Íntimos ~ 

~ Quando se é rapariga existem certos cuidados que não se podem descurar de todo. Um deles é a utilização de um gel intimo. O meu favorito é, sem dúvida, o da BioPha (à venda no Jumbo por 6€). Contudo, por vezes, também uso os da Corine de Farme (4€) bem como as toalhitas íntimas (2€) da marca que dão sempre jeito ter na mala( mesmo que não seja lá muito ecológico). Em relação a tampões, pensos higiénicos e copos menstruais, ainda não me aventurei a ver os artigos mais ecológicos, mas está na lista de "coisas a ver".

~ Champôs, Condicionadores e Sabonetes ~ 

~ Mais uma coisa em que eu tive montes de dificuldades. Porque é que as coisas naturais são tão caras?! Especialmente no que toca a cuidados de cabelo. Apesar de adorar o champô natural dos Filhos da Terra, como falei aqui, e continuar a aconselhá-lo, acaba por não ser muito prático quando se está com pressa. Um champô líquido, pelo menos para mim, ainda acaba por ser a solução mais prática. Tenho usado o champô de algas marinhas da marca Golden Silk Natural Cosmetics (3€, à venda no Intermaché) e estou bastante satisfeita. Esta é uma marca pouco conhecida mas não tem parabenos, nem é testada em animais. Já como amaciador estou rendida aos da Dr. Organic, que compro também no Intermaché por 7€.
~ Felizmente, contrariamente aos champôs, existe bastante procura no que toca aos sabonetes. Aconselho os da ArteSanaSaponinaFilhos da TerraStuff By MóMádaraANIS (todos nacionais e em conta (média 4€), excepto os da Mádara). Só sei que desde que retornei aos sabonetes nunca mais quis saber de gel de banho! Quem está comigo? (Para quem gostar de gel de banho, aconselho as espumas de banho da Rituals, 8)


~ Massagens ~ 

~ Sei que agora deviam estar à espera da parte da maquilhagem. Mas a verdade é que eu uso tanto maquilhagem que ainda não gastei os produtos que tinha quando comecei esta aventura. Então, enquanto não os gastar, não vou apostar para já em maquilhagem mais ecológica. Quem sabe num próximo update. Em vez disso vou-vos falar daquilo que eu uso para fazer massagens. Não sei se já tinha dito por aqui, mas adoro dar massagens: o poder do toque, da entrega. E quando a essa minha paixão posso adicionar cheirinhos bons, fico fascinada. Por isso, este projecto, entrou também naquilo que eu uso para fazer as minhas massagens. E uso duas coisas muito simples: a vela de massagem de cera de soja da ArteSana (na fotografia está a de Jasmim, mas a de Coco e a de Chocolate também são deliciosas) e o óleo de massagem da Rituals (14€).

 É engraçado como a partir do momento que me entreguei a esta vontade de mudar, de usar apenas produtos naturais, a minha maneira de olhar para os cosméticos mudou. A verdade é que agora não compro nada sem olhar para o rótulo. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente, mas já dei um grande passo pois já?

Um xi- não testado em animais, biológico, 
100% biodegradavel e só com produtos naturais, 
Mariana.

  • Share:

You Might Also Like

22 comentários

  1. Eu consegui encontrar a pasta de dente couto a 1.9€ aqui em lisboa, um verdadeiro achado!

    ResponderEliminar
  2. Oh, o teu regresso é um incentivo. :) Já tinha saudades.

    ResponderEliminar
  3. Está bastante completo este teu post. Vou aproveitar algumas dicas, principalmente nos desodorizantes, que tenho uma certa dificuldade em acertar nos ditos - normalmente nem acabo a embalagem (o que não é nada ecológico!).Tenho que ir definitivamente para o mais natural.
    Só tenho uma observação: em relação à higiene intima, segundo a minha ginecologista, médica de família e outros profissionais que falei, o melhor é mesmo só água (sim, mesmo!). Quando muito, sabão azul. Qualquer outro produto, por mais natural que seja, pode atacar a flora vaginal, que é o que realmente impede os cheiros, as infecções e outras situações incómodas. Higiene sim, é muito importante, mas é necessário ter muita atenção com o local em questão e não "atacar" as nossas defesas naturais. Eu descobri isso da pior forma e tive que retroceder em relação a muitas da minhas práticas habituais :(
    Quanto ao resto do post, adorei as dicas!!!! Muito completo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ter atenção a isso, muito obrigada Catarina! :) Vou deixar de usar e ver como me sinto, obrigada pela companhia e pela inspiração.
      Beijinhos**

      Eliminar
  4. Bem-vinda minha querida Mariana! Também tenho feito algumas mudanças nos produtos de beleza cá de casa e gosto muito deste teu projeto. É um bom incentivo :) Beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Já tenho andado para adoptar esta mudança mas tem sido difícil. Conheço pouco mais do que a Lush (que tem coisas um pouco caras ou não tem um produto bom para mim, como no caso do amaciador) e portanto esta lista vai ser uma grande ajuda. Mas é provável que te chateie com dúvidas :P obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até agradeço que me "chateies" :) Fico à espera, beijinhos!

      Eliminar
  6. Puxa, gostei desse exfoliante com lavanda, sal e camomila. Me apeteceu em reproduzi-lo aqui em casa. ;)

    Eu costumo exfoliar o rosto e corpo com uma mistura só de açúcar cristal e umedecer com água morma.

    Para o rosto eu também reaproveito sementes de maracujá que foram usadas pra fazer sucos e coadas. Lavo-as e deixo secar, elas parecem aquelas microesferas.

    Pode-se misturar a um sabonete líquido, creme ou misturar apenas na hora do uso.

    Inspirador aqui.

    beijo n'alma,
    Samara Bassi.

    ResponderEliminar
  7. Mil beijinhos em ti doce Mariana. Tinha tantas saudades de passar por aqui <3

    p.s. mudei de link

    ResponderEliminar
  8. Voltei aqui :)

    Uso D.Organic e couto também. Assim como um shampoo solido handmade.
    Quanto ao resto dos produtos, pude ver que nem todos os que publicitaste sao 'nao testados'. A Yves Rocher, Corine de Farme e outros sao marcas que para alem de terem um grande impacto no ambiente, efectuam testes em animais. O que é uma pena.

    No entanto ha um montam de produtos naturais que combinados preenchem todos os requesitos do que o nosso corpo precisa, sem quimicos e processados. Nossos melhores amigos, do ambiente e animais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, meu bem! :)
      Sim, eu já tinha falado nessas marcas em outros posts do projecto.. apenas ainda são coisas que estou a "gastar" :)
      Qual é o shampoo que usas? Beiinhos meu doce*

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Adorei os produtos e alguns deles estou mortinha por testar :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Mariana! Muito grata por voltares!! Gostei muito deste post! Eu tenho imenso cuidado na hora de escolher cosméticos não só porque tenho uma pele muito sensível, mas pela importância que dou à parte ambiental. Estou muito interessada no porta-sabonetes porque também já tentei usar sabonete, mas gasta-se muito e é difícil de guardar. No meu caso utilizo muitos produtos da Yves Rocher, aqui em Espanha há lojas mas em Portugal creio que não. Têm muito bom preço, não têm parabenos e não são testados em animais.
    Quanto a tampões e pensos higiénicos utilizo a marca Natracare, são biodegradáveis e feitos de algodão não branqueado, compro normalmente em ervanárias. Quando vivia em Lisboa comprava (outra marca) no Celeiro. Comento-te esta questão porque me parece muito importante a qualidade dos materiais que utilizamos, sobretudo em zonas mais sensíveis.
    Um beijinho grande e um feliz ano!
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Olá Mariana ^_^ É para te informar que a The Body Shop e a Yves Rocher não são totalmente "cruelty-free": a primeira foi comprada pela L'Oréal (que testa em animais) e a segunda passou a vender na China (cujo regulamento para os cosméticos internacionais obriga a que estes sejam testados em animais).

    Gostei muito do teu artigo: fiquei a saber de marcas não testadas em animais que antes não conhecia, pelo que agradeço-te efusivamente por isso<3
    Em relação aos dentífricos experimenta o Homéocaryl: encontras no Celeiro e no Jumbo e é bastante suave :)


    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mel! Já sabia da The Body Shop mas sinceramente está a ser muito difícil para mim deixar a marca, sou uma fã há alguns anos. Tenho esperança que em vez de ser a L'Oreal a ganhar com a compra, seja a The Body Shop a influenciar a empresa por uma via mais sustentavel e sem-crueldade. Será errado pensar assim? :/
      Em relação à Yves Rocher, não sabia!!! Obrigada por teres partilhado!

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. A The Body Shop declarou, quando associou-se à L'Oréal, que continuaria sem testar em animais e etc, mas se formos a ver estamos a financiar a L'Oréal quando compramos algo da The Body Shop :\ É um pouco como a Yves Rocher, que não testa em animais mas, como vende na China, acaba por financiar esses testes.

      Beijinho*

      Eliminar