DIY

Planeamento Semanal de Refeições {Tenho um para ti!}

By Mariana Neves - janeiro 06, 2016

Desde que saí de casa dos meus pais que adquiri o hábito de fazer "planeamento semanal" das refeições. Adquiri-o por várias razões, a principal delas e o que me faz falar desta técnica hoje, é que é um hábito que resistiu a trocas de casa, horários e tudo mais, portanto se permaneceu é porque mereceu! Eis então as vantagens que eu acho que existem ao planear as refeições:


 ♦ Poupa-me muito mais tempo e preocupações, não tenho que inventar sempre no dia anterior "mas afinal o que vou fazer amanhã para almoço?". Já tenho as coisas programadas e só tenho o trabalho de, caso se justifique, organizar as coisas no dia anterior. O facto de planear o que vou comer toda a semana também ajuda que não exista espaço para as desculpas do costume: "vou buscar uma pizza, não sei que fazer de jantar", ou "vou fritar estes rissóis porque não descongelei nada"; 

 ♦ Enquanto vegetariana ajuda-me muito a conciliar os alimentos certos ao longo da semana, vejo logo quando preciso de cozer o feijão ou então quando tenho mais tempo para fazer uns legumes assados. Acho que o organizar bem a ementa ajuda-me a reforçar toda a atenção que devo ter com a minha alimentação e simultaneamente ter toda a força que necessito assegurada para o dia-a-dia; 

 ♦ Mais dinheiro na carteira!!! Pois é, normalmente faço o planeamento das refeições ao domingo à noite e ao fazê-lo logo para o domingo seguinte faz com que eu veja concretamente aquilo que preciso para a semana seguinte. Por isso, enquanto preencho o meu plano alimentar, elaboro também a lista de compras e faço uma revisão à mercearia. O facto de fazer isto mensalmente ajuda-me não só a comprar aquilo que realmente preciso como também aproveitar tudo o que tenho ao meu dispor (sabem aquelas latas de grão que estão na mercearia há séculos? E aquela vez que fomos às compras e trouxemos 2kg de arroz integral quando ainda tínhamos em casa? Ou então aquela massa que passou do prazo de validade? Aqui em casa isso não acontece mais.) Esta é a minha forma ideal de poupar no orçamento e no desperdício alimentar; 

 ♦ Ajuda-me a manter-me focada no meu plano alimentar. Desde Junho de 2015 estou a ser seguida pela melhor dietista do mundo e a fazer um "plano alimentar" para reduzir um bocadinho a massa gorda. Este plano ajuda-me muito a ser mais saudável e mais criativa nas refeições. E claro, como disse antes, ajuda-me a não fazer asneiras. (Este plano quase que funciona como o meu "diário alimentar" e é uma excelente forma de compromisso comigo mesma e com os outros, visto que está afixado na parede da cozinha). É por este tópico que o meu plano alimentar não tem apenas três refeições para planear mas sim seis, porque são as várias "refeições" que faço durante o dia e das quais não me quero esquecer. 

 Até esta semana sempre fazia o meu plano em folhas de rascunho (continuo a ter imensas cá em casa), mas as linhas não ficavam bem e visualmente não era tão apelativo para colocar na cozinha. Então andei a pesquisar internet fora por "meal planner" conclusão: dos que vi, não gostei de nenhum. Ou eram demasiado pequenos ou não tinham as seis refeições ou tinham coisas que não eram do meu interesse. Resolvi fazer então um só para mim, à minha medida e ao meu gosto. Gasto um bocado de tinteiro mas continuo a reutilizar as folhas de rascunho e a cozinha fica mais bonita. 

 Podem ver a folha de planeamento aqui (preenchida com as minhas refeições desta semana, se precisarem de ideias de pratos ovo-lacto-vegetarianos já sabem!) e se quiserem ter um igual, é só mandarem-me um e-mail a pedir e logo que possa mando-vos um igualzinho ao meu. O que me dizem? Há maneiras mesmo boas de começar 2016 e ser organizados, não há? 

 ♦ o meu e-mail: mmariana.neves@gmail.com 

  • Share:

You Might Also Like

26 comentários

  1. aaaaai preciso tanto disso! já pensei inclusivé fazer um para mim mas não sou a pessoa mais organizada, sou um caos ahah amava que fizesses um para mim

    ResponderEliminar
  2. email: di_co_ma@live.com.pt ou na próxima carta ;)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso é isso que vou começar a fazer! Não quero ir comer fora nem ter essa sensação que não tenho nada para comer e ter a dispensa cheia de coisas! Também quero fazer isso porque quero cumprir este desafio http://asdicasdaba.blogs.sapo.pt/desafio-das-52-semanas-como-poupar-mais-210093
    Para ter dinheiro para as propinas do próximo ano, por isso tenho que me organizar muito bem!
    Adoro a parte da ceia!

    ResponderEliminar
  4. Acho essa ideia fenomenal! E por acaso devia pô-la em prática...falta-me mesmo motivação para levar uma vida mais saudável, e ver estas sugestões faz-me sentir mesmo preguiçosa!

    ResponderEliminar
  5. Essa ideia é maravilhosa, realmente nunca tinha pensado dessa forma! :)


    xoxo, Sofia Pinto
    Last Post ♥

    ResponderEliminar
  6. Olá Mariana!
    Antes de mais quero desejar-te um excelente 2016, que seja um ano com muita saúde, muita paz, muitas alegrias, muitas conquistas e de muito amor.
    Aqui em casa há muito tempo que já somos adeptos do planeamento semanal de refeições e somos super fãs. Os benefícios são muitos mesmo.
    Beijinho grande minha querida*

    ResponderEliminar
  7. ♥ Eu faço o mesmo! mas não tão fancy! imprimi directamente da net o mais simples possível, primeiro para me organizar e depois para não estragar comida quer por comprar em excesso ou por ficar esquecida no fridge e sair do prazo. :) quando organizo isso também escrevo por exemplo no quadrado do pequeno almoço (desongelar x), assim passo do congelador p o frigorifico e qd chego a noite já está descongelado :D assim nunca me esqueço

    beijinho
    adriana

    ResponderEliminar
  8. Também sou veg! Mas não tenho planeamento, até porque estando por enquanto em casa tenho tempo para pensar no que quero comer em cada dia. Mas ajuda muito ter as coisas assim certinhas.

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom encontrar mais leitores veg! :)
      Beijinhos ♥

      Eliminar
  9. Olá querida Mariana! Olha, também ando para implementar isto, mas só em relação ao jantar, que o almoço faze-mo-lo fora em cantinas. De momento tenho só uma lista no frigorífico com receitas vegs fáceis e rápidas, para rapidamnte decidir o que fazer. Mas o planeamento semanal, principalmente se e quando a família crescer, vai dar mesmo jeito. Tenciono adaptar à estação, que aqui na Finlandia importa mm muito. Tenho feito o exercício de comer sazonalmente e tem sido mesmo interessante! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comer sazonalmente, também tem sido o que aplicamos por aqui, e realmente faz muito sentido! :)

      Eliminar
    2. Boa tarde

      Será que me pode enviar a sua folha de Planeamento. Por aqui também existem muitos rascunhos.
      Já agora dicas também se agradecem. Durante a gravidez foi tudo muito complicado... agora é regressar aos bons hábitos.

      O meu email é susanabrites@gmail.com

      Obrigada
      Susana Brites

      Eliminar
    3. Bom dia Susana, já enviei a folha de planeamento :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Agradecia que enviasse para mim :-)
    Zoosoraia@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Raquel, agradeço a visita e o comentário :)
      Já enviei a folha de planeamento, por favor, verifique.

      Beijinhos e bom dia! :)

      Eliminar
  11. Gostei muito do seu artigo. Parabéns! Pode enviar-me para o meu mail martaduar@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigada pelo comentário Marta :)

      Eliminar
  12. Muito boa ideia Mariana. Minha mãe e eu somos vegetarianas faz 1 ano, mas ainda sinto dificuldades em organizar as refeições e não cair na rotina. Você poderia me enviar a sua planilha? bplatineti@gmail.com. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Beatriz, obrigada pela visita, já mandei par ao e-mail referido. Espero ter ajudado. Bom dia :)

      Eliminar
  13. Adorei o template! Será que me pode enviá-lo?
    Vai dar muito jeito para o planeamento de todas as refieções cá de casa! Até porque já criámos o hábito de levar o almoço p o trabalho (e o filhote - de 2 anos - leva todas as refeições p a creche) !

    O meu emial: rosa.cunha2gmail.com

    Muito grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Rosa!

      Nós por cá também somos fãs de marmitas e planear tudo também ajuda muito :)

      Já enviei o e-mail com o template. Bom uso!

      E obrigada pela visita**

      Eliminar