Primeira casa de chá de 2016: Violetas à Janela.

By Mariana Neves - janeiro 12, 2016


A minha coisa favorita nas mudanças é que nos fazem pensar mais atentamente sobre certas coisas. As últimas mudanças na minha vida fizeram-me prestar mais atenção à minha paixão por chá e a forma como nos últimos tempos não a tinha alimentado como deveria. Exactamente por isso em 2016 um dos objectivos é visitar (ou re-visitar) o maior número de casas de chá que conseguir. O que, certamente, não será muito difícil. Na semana passada ouvi falar da casa de chá "Violetas à Janela" aberta desde Dezembro de 2015 no Porto e pareceu-me a forma ideal de recomeçar este hábito. Não me enganei. 


Quando visito uma casa de chá existem sempre algumas coisas em que eu reparo: o atendimento, o espaço, a qualidade dos chás e a qualidade de serviço. Por exemplo: gosto que me informem há quanto tempo o chá está em infusão e que a quantidade de chá seja boa (isto é que renda duas chávenas no mínimo). Presto atenção aos mais pequenos detalhes e, devo dizer, sou bastante exigente com um espaço que se cataloga como "casa de chá". Posto isto, devo dizer-vos que coloco as mãos no fogo por este local.


Localizado perto do Jardim de São Lázaro no Porto, esta casa de chá é acima de tudo: uma casa. O ambiente familiar, acolhedor e simpático faz com que nos percamos nas horas e passemos lá uma tarde inteira a falar: como se fosse realmente a nossa casa. Com uma decoração maravilhosa, com sofás, cadeiras bonitas, estantes de livros (no andar de cima) e armários de chávenas, chás e bolos na parte de baixo não há como resistir. Este local tem ainda uma coisa que eu adoro: a banda sonora perfeita. Num estilo entre bossa e jazz, perfeito para momentos descontraídos e de puro prazer.


Em relação aos chás: são da marca "English Tea Shop" e a variedade ainda não é muita. Mas a que há chega perfeitamente para já aguçar o apetite por mais. Na tarde em que visitei esta casa bebi dois chás: o chá branco mirtilo e sabugueiro (que me deixou completamente fã) e chá de chocolate e rooibos. Ambos eram maravilhosos e a Dª. Fernanda teve o cuidado de nos avisar se era preciso mais tempo de infusão ou não (acho este passo imprescindível numa casa de chá porque o tempo de infusão compromete muito a qualidade da bebida). Para acompanhar houveram um bolo de chocolate com morangos (que eu provei, e estava muito bom!) e uma torrada do Pão Nosso (biológico e artesanal) maravilhosa.


Apesar de este espaço ainda ser muito recente na cidade do Porto, aconselho vivamente. A Dª Fernanda possui uma simpatia sem igual e falar com ela é uma alegria no dia-a-dia que pode ser tão solitário. Basta agradecer ao mundo por existirem pessoas como ela: tão receptivas, alegres e cheias de vida. Confio nas suas aspirações, na história da casa (que é uma casa para entrarmos com o coração aberto e nos deixarmos render à meiguice que nos recebe) e no sucesso que aí vem. Para já o Violetas à Janela conta com várias tertúlias bastante interessantes e com um chá à vossa espera. Vamos? Encontra-mo-nos por lá.


Avenida Rodrigues de Freitas nº411 Loja I
Porto, Portugal
22 201 1242

  • Share:

You Might Also Like

7 comentários

  1. Obrigada pelo carinho demonstrado... até breve.

    ResponderEliminar
  2. ♥ parece mesmo acolhedor (como boa pessoa que sou, ainda não meti a carta no correio! :P)
    adriana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando me vieres visitar, mostro-te as casas de chá todas! :)

      Eliminar
  3. Oh minha nossa, isto fica mesmo perto da minha faculdade e eu não conhecia! Tenho de lá ir rapidamente!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que me dizes, ser lá o nosso primeiro (de muitos) encontros? :)

      Eliminar
  4. uau que vontade que me dá em ir visitar casas de chá e no entanto ainda só frequentei uma quando estudava em Évora, desde ai nunca mais entrei em nenhuma :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre uma primeira vez para mudar tudo doce Diana :)
      Beijinhos grandes*

      Eliminar