Transformar barras de sabonete em gel de banho {diy}

By Mariana Neves - abril 09, 2016

Se forem como eu têm a vossa casa cheia de sabonetes em todas as gavetas possíveis e imagináveis, e mais uns quantos guardados na gaveta da casa de banho. Se forem como eu coleccionam todos os sabonetes dos hotéis, viagens e feiras artesanais. Mas se forem como eu, adoram também usar sabonetes na higiene. Porém nem toda a gente é como eu e às vezes os sabonetes das gavetas perdem o cheiro e há que saber o que fazer com eles. Hoje trago-vos uma coisa que queria experimentar há alguns tempos: transformar sabonete em barra em sabonete líquido. 


Esta experiência revelou-se não só muito fácil mas também muito prática e económica. Acabou o gel de banho de compra cá em casa e sabonetes sem cheirinho perdidos. Não podia estar mais feliz. 


Ingredientes:

~ 100g de sabonete 
~ 2l de àgua
~ 2 colheres de sopa de azeite
~ uma panela
~  um ralador
~  frasco grande para o gel de banho



1º) Ralar os sabonetes em barra para um recipiente até ficarem pedaços mesmo pequeninos.

2º) Colocar uma panela ao lume com 2 litros de água. Não pode ferver.

3º) Quando a àgua começar a borbulhar ligeiramente adicionar o sabonete ralado e baixar o lume. Não pode ferver.

4º) Adicionar logo depois as 2 colheres de sopa de azeite (ou glicerina) e mexer bem, até o sabonete ficar dissolvido.

 5º) Desligar o lume e deixar estar a mistura na panela até ao dia seguinte (mais ou menos 12horas).


6º) No dia seguinte, já fria, a mistura terá um aspecto gelatinoso quase como pudim, como se ve na fotografia. Significa que está bem.


7º) Por último, para obterem a consistência desejada só têm que bater com uma batedora eléctrica até ficar com a textura que acharem melhor. O meu ficou como está na fotografia.


8º) Encher os recipientes com o novo gel de banho. A mim deu-me 2 litros de gel de banho sensivelmente. Tão cedo não preciso fazer!! :) Todo este processo demorou mais ou menos 20 minutos a ser feito, mais o tempo de espera. 

Nota: aconselho a agitarem os recipientes onde puseram o sabonete de vez em quando.

***

Se experimentares ou já tiveres feito a experiência conta-me: como correu? Eu para já estou muito satisfeita e orgulhosa, é sempre bom descobrir mais uma forma ecológica de viver e de reutilizar! Para que usar gel de banho cheio de químicos quando posso fazer o meu próprio gel de banho a partir de sabonetes naturais? Acabaram-se as desculpas para os amantes de gel de banho... :) 

  • Share:

You Might Also Like

9 comentários

  1. Respostas
    1. Olá Liliana!
      Depois conta-me como correu :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Vou fazer :)
    Mas estou interessada em fazer o meu próprio, ando um bocado com a mania de ler os rótulos e no outro dia vi o que tinha no rotulo do meu sabonete de banho que tinha comprado como artesanal de manteiga de karité. Fui ver e o principal ingrediente era gordura animal e tinha também ingredientes cancerígenos. Fui ao supermercado e andei a ler as embalagens de lá e não havia um único que não tivesse algo cancerígeno. Então decidi que depois de acabar os sabonetes que tenho aqui em casa não vou mais comprar nenhum sabonete e vou começar a fazer-los eu. Para além de poupar dinheiro, trato da minha saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana :) É bom ver essa preocupação eu mesma também a tenho e já passei por esse "choque" e mania de ler os ingredientes todos. Felizmente conheço pessoas que fazem sabonetes de confiança e todos os meus produtos de higiene (ou quase) são livres de crueldade humana. Aconselho-te a leres sobre umas coisas que partilhei aqui no blogue, acho que vais gostar :)

      http://letsmaketeanotwar.blogspot.pt/search/label/Cosm%C3%A9tica%20Natural

      Espero que gostes e que te veja por aqui mais vezes.

      Beijinhos,

      Mariana*

      Eliminar
  3. Olá :)
    Eu também aderi ao low poo não sei se já ouviste falar. Também como maneira de reduzir os químicos e o que uso é também livre de crueldade humana, é do dr.organics e estou rendida a ele

    Eu tenho que ter muito cuidado com os produtos que uso. Porque eu faço alergia a muitas coisas. Já tinha visto alguns posts gostei do artesana tenho que lá passar quando for ao Porto :)

    Agora uma aparte vi este livro hoje, e lembrei-me daqui do blog :) https://www.goodreads.com/book/show/29345825-a-felicidade-um-ch-contigo?from_new_nav=true&ac=1&from_search=true

    Eu costumo ler os teus posts, mas sou das leitoras silenciosas xD

    Beijinhos,
    Tem uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá mais uma vez Diana :) oh é tão bom conhecer "leitores silenciosos" fico tão feliz! Obrigada pela companhia :)

      Aderiste ao low poo? Curiosamente esta semana estive a ler mais sobre isso e senti-me desafiada. Gostava de saber como está a correr: como te sentes? há quanto tempo praticas? :)

      Adoro Dr. Organic! O meu amaciador e desodorizante são de lá :) Muito bons!

      Em relação ao livro, não conhecia, e só o título fascinou-me! Tão fofinho :) obrigada pela partilha.

      Uma boa semana para ti,

      Beijinhos e sorrisos*

      Eliminar
  4. Olá, Olá :)

    Não tens nada que agradecer ;)

    Sim, vai fazer um mês para a semana, para já ainda não noto grandes diferenças, mas dizem que ainda demora. Depois tive uns percalços porque não consigo fazer o co-wash porque o meu cabelo é mega oleoso. E apesar de o amaciador que eu uso ser para cabelos oleosos, o meu cabelo ficava um novo, parecia que nem o tinha lavado. Então só uso o champô de aloe vera e vou comprar o de tee tree do dr. organics a ver que tal corre. Não é, é muito fácil arranjar os champôs sem sulfatos, tirando o dr.organics, tens mais uns 3/4 sem sulfatos.

    Eu vi o teu post sobre o desodorizantes caseiros e vi que usavas o do dr.organics. Eu andava a pensar usar o de cristal, o Miguel Esteves Cardoso escreveu um artigo sobre ele e fiquei curiosa. Porque as minhas roupas ficam sempre com manchas debaixo dos braços :/ Mas agora estou um bocado indecisa, não sei se compro o do dr.organics ou o de cristal

    Eu fiquei com muita curiosidade de o ler, ainda por cima promete umas boas gargalhadas, por isso só por aí já está a ganhar

    Beijinhos,
    Diana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Diana,

      Já sei com quem falar quando me aventurar de vez!! Daqui a uns tempos vou falar contigo, de certeza! :)

      Olha em relação ao cristal eu experimentei há uns anos e não resultou comigo... Mas experimenta :) Depois conta-me!

      Beijinhos e uma noite feliz **

      Eliminar
  5. Bom dia :)

    Ok, fico à espera :)

    Vou experimentar os dois e depois logo comparo e digo-te

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar