Granola {fit} de cacau e especiarias ~

By Mariana Neves - maio 18, 2016

Vou-vos ser sincera: eu adoro granola. Aliás, já deviam desconfiar porque afinal esta não é a primeira receita de granola que partilho aqui. Há uns tempos partilhei uma receita de Granola de Chocolate e Bagas Goji que apesar de continuar a ser das minhas favoritas, não faz tão bem ao meu corpo quanto esta. Apesar de adorar Granola normalmente não é uma opção muito saudável para quem está a tentar perder peso (que é o meu caso) porque tem muita gordura e açúcares. Mas como apaixonada que sou decidi que tinha que encontrar uma receita "fit" para saciar o meu desejo por Granola. Durante muito tempo fiz a receita do blogue Fome Foco Força e Fé e apesar de ser maravilhosa, eu queria outra coisa nova. Até que fui para a cozinha e criei esta receita. 


Granola de especiarias e cacau

~ 2 chavenas de flocos de aveia
~1 chavena de farelo de trigo
~ 1/2 chav. de linhaça moída
~1/2 chav. de frutos secos partidos (nozes pecãn, nozes, amêndoas e avelãs)
~ 1/2 chav de sementes (sementes de girassol, papoila e abóbora)
~ 1 c. sopa de canela
~ 1/2 c. sopa de gengibre moído
~ 2 c. sopa de cacau puro
~ uma pitada de cardamomo

~ 1 c. sopa óleo de coco
~ 2 + 1/2 c. sopa de adoçante natural (mel, agave...)
~ um bocadinho de bebida vegetal (soja, arroz, amêndoa..)

1) Juntar primeiro os ingredientes secos (flocos de aveia, farelo de trigo, linhaça moída, frutos secos, sementes, canela, gengibre, cacau e cardamomo);
2) Derreter o óleo de coco e juntar o adoçante natural, mexer até ficar liquido e incorporar nos ingredientes secos. Dica: eu coloco um bocadinho de leite de soja para juntar mais líquido à mistura sem ser preciso adicionar mais adoçante.
3) Colocar no forno a 180ºC por volta de 15min a 20min e ir verificando e mexendo para não queimar.
4) Deixar arrefecer e colocar num frasco próprio. Consumir no espaço de duas a três semanas (o que creio que não será problema!)

* Cuidado! Fica um cheirinho fantástico na cozinha que dá vontade de comer a granola toda de uma vez * 


Em relação a esta granola, vou-vos dizer a verdade: não é super crocante (por causa de não ter muito adoçante) mas tem um sabor extraordinário.  Excelente para conjugar com um iogurte de coco (o novo da Alpro é maravilhoso), maracujá, kiwi, morangos, manga, banana, tudo o que vos apetecer! Esta granola lembra-me o pôr-do-sol de Istanbul e só por isso faz-me um bocadinho mais feliz. Conclusão: não se vão arrepender de experimentar (digo eu). Como sempre, fico à espera do feedback.

Um xi-
Mariana

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Agora que penso nisso, acho que nunca comi granola, só muesli... Tenho de experimentar!

    ResponderEliminar