"Cheesecake" vegan de framboesa ~

By Mariana Neves - junho 22, 2016

Um dos primeiros bolos que aprendi a fazer foi o cheesecake. E esse é também um dos famosos pratos cá de casa. Nasceram em volta dessa receita umas boas histórias e grandes amizades. Quando era mais pequena lembro-me da minha mãe me ligar e dizer para fazer o cheesecake. E num instante punha a mão na massa. Isto aconteceu tantas vezes, que já sabia a receita do cheesecake de cor. Aliás, se há tradição em doces cá em casa: o cheesecake está, sem dúvida nenhuma, no topo da lista. Mas como toda a tradição que por cá havia, também esta teve que ser alterada e tornada completamente vegetal.


Descobri esta receita num dos livros que já viraram tradição cá em casa: os da Gabriela Oliveira. Sempre que sai um livro novo: eu namoro-o, folheio-o, vou à apresentação, peço um autografo à Gabriela e não resisto a comprar. Ainda esta segunda-feira fui à apresentação do novo livro de Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças e qual não foi o meu espanto, quando ela sabia o meu nome e recebeu-me de braços abertos. Estar com a Gabriela é sempre uma alegria, ouvi-la falar é também uma tremenda inspiração. Esperemos que hajam ainda muitas mais apresentações, livros e receitas sem crueldade para nos voltarmos a encontrar. 

Há uns tempos atrás tinha feito a receita da Tarte Gelada de Frutos Silvestres do livro "Cozinha Vegetariana para Quem Quer ser Saudável" e desta vez decidi-me aventurar e modificar umas coisinhas. A verdade é esta: acho que não volto a fazer a receita original. O cheesecake voou num instante. Aliás, quando queria fotografar já só restava esta fatia, para perceberem o sucesso que a receita teve. Mas bem, cá vai a receita (não se assustem, é muito fácil de fazer!).


Ingredientes

Base:
~ 250g de bolachas digestivas ~
~ 3 c. sopa de manteiga vegetal derretida ~
2 c. sopa de água ~

Recheio:
~ 1 pacote de natas de soja para sobremesas (usei alpro) ~
~ 2 c. sopa + 1/2 cháv. de açúcar ~
~ 1/2 limão (sumo e raspa) 
~ 1/2 cháv. de àgua ~
1 cháv. de framboesas ~
~ 3 c. sopa de ágar-ágar em flocos ~
1 iogurte de soja natural ~

Cobertura:
4 c. sopa de compota de framboesa sem açúcar com sementes de chia (ou compota de framboesas convencional) ~
 coco ralado para decorar 




Procedimento 

 Para a base: 
 Triturar a bolacha, reduzindo-a a pó. Juntar a manteiga e a água até formar uma pasta. Deitar a pasta numa forma de 20cm com fundo amovível e forrar o fundo, pressionando até ficar compacta. Guardar no frigorifico enquanto se prepara o recheio. 

 Para o recheio: 
 1) Bater as natas com uma vara de arames, adicionando 2 colheres de sopa de açúcar, o sumo e a raspa do limão, até ficarem firmes. 
 2) Num tacho, misturar a água, as amoras, a 1/2 cháv. de açúcar e o ágar-ágar. Deixar ferver em lume brando durante cinco minutos, mexendo ocasionalmente. Retirar do lume e misturar o iogurte até ficar uma mistura homogénea. Vertar na taça as natas batidas e incorporar rapidamente com uma vara de arames. 
 3) Deitar de imediato na forma, sobre a base e alisar o topo. Levar ao frigorifico durante, pelo menos, quatro horas para solidificar. Desenformar com muito cuidado! 

 Para a cobertura: 
Espalhar a doce e decorar com frutas ou, no meu caso, coco ralado e folhas de hortelã. Servir frio!

Um xi- e bons cozinhados, 
Mariana

  • Share:

You Might Also Like

10 comentários

  1. E em vez do açucar usar stevia deverá ser uma boa opçao mas tb um bocado mais caro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca usei Stevia, um dia aventuro-me!
      Beijinhos e obrigada pela visita :)

      Eliminar
  2. Cheesecake é um dos meus doces preferidos, por isso sem dúvida que tenho de experimentar essa receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, fico à espera do feedback :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Posso passar por tua casa pff? Ou manda-me um pedacinho por correio! AAAAAAAI que bom aspeto e ainda por cima eu ADORO cheesecake :D

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada Ana, pelo comentário e pela visita :)
      Beijinhos e até breve

      Eliminar
  5. Que lindo que está Mariana! A Gabriela é realmente uma inspiração, também tenho todos os livros e vou a todas as apresentações, acho que podíamos criar um grupo de fãs! ahah :P

    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida!! Melhor melhor, era encontrar-mo-nos numa apresentação!
      Beijinhos cheios de carinho para esses lados :)

      Eliminar