Pão de batata-doce e curgete com tisana de maracujá ~

By Mariana Neves - julho 14, 2016

Quanto mais o tempo passa mais fico apaixonada pelo pequeno-almoço. Não só pelo começo do dia que ele representa mas tudo aquilo que lhe está subjacente: a alegria, a calma, a preparação. Renovar energias. Levo o pequeno-almoço muito a sério. Sair de casa sem o comer é um passo para o dia não correr tão bem quanto previsto.


Estes dias de sol ainda amadurecem mais a minha paixão pela primeira refeição do dia. Começo sempre o dia com um copo de água morna com limão e depois preparo tudo para usufruir calmamente das primeiras horas do dia: seja no jardim ou junto à janela da cozinha. Este tem sido o meu pequeno-almoço de eleição (nunca tomo o mesmo pequeno-almoço todos os dias) e tinha que partilhar com vocês: a junção perfeita deste pão de batata doce e curgete com a Tisana de Maracujá Oriental da Glory Tea.

Apesar do pão ter ovos (das galinhas cá de casa), a verdade é que tenho reduzido cada vez os produtos animais que consumo como o leite. No inverno o chá facilitou-me imenso essa tarefa. Mas a verdade é que com o Verão já não apetece tanto um chá quentinho. A solução? Aderir a chás frutados que ficam maravilhosos frescos. No dia anterior faço o chá, depois é só arrefecer no frigorifico. O meu eleito tem sido o de Maracujá. Aliás, até gosto mais dele frio do que quente. Não tem teína (o que é maravilhoso para quem mesmo assim não dispensa o café matinal), mas tem uma série de ingredientes que nos fazem lembrar os paraísos tropicais. Sendo alguns deles: hibisco, pedaços de maçã, manga, rosa, gengibre, flores de jasmim... Impossível não gostar. A Glory Tea é uma marca de chá nacional e felizmente conheci-a graças à Liliana. Este chá é o meu eleito para Verão. 


Pão de Batata-Doce e Curgete 
{Adaptado do Livro: As Receitas da Mafalda da Mafalda Pinto Leite}

Ingredientes:
~ 2 cháv, de batata-doce ralada
~ 1 cháv. de curgete ralada
~ 4 ovos (caseiros!) batidos
~ 2 c. sopa de azeite
~ 1 + 1/2 cháv de farinha integral
~ 1 + 1/2 cháv. de farinha de trigo
~2 c. chá de fermento em pó
~ 1 pitada de sal
~ 2 c. sopa de pevides de abóbora

Procedimento: 
~ Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal e pré aquecer o forno a 180ºC
~ Numa taça misturar a batata-doce, a curgete, os ovos e o azeite. Incorporar de seguida a farinha, o fermento e o sal. Colocar na forma e colocar as sementes em por cima. 
~ Levar ao forno durante 30 a 45 minutos, conferindo com um palito se está cozido.
~ Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de servir.


Já este pão foi uma descoberta maravilhosa para substituir o pão "normal". É fácil, os ingredientes comuns na minha cozinha e fica sempre bem. Normalmente como-o com manteiga de amendoim e várias frutas e até agora a conjugação das fotografias é a minha favorita: manteiga de amendoim, mirtilos e banana. Yummy! Digam-me lá, depois disto: como não começar bem o dia?

Gostas de chá? Junta-te ao grupo no facebook Uma xícara de chá ~ 

Um xi- e bons cozinhados, 
Mariana

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Estou a adorar explorar o teu blogue. Também eu ando numa busca por um eu mais natural e por um ambiente menos poluído, ambiental, social e pessoalmente.
    Tenho seguido algumas das tuas dicas anteriores.
    Adorei esta receita. Qualquer dia experimento e dou-te feedback!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, que bom saber isso! És sempre bem-vinda aqui :)
      Se experimentares avisa, e o mesmo se aplica às outras dicas que seguiste.

      O caminho é muito mais fácil e agradável quando temos alguém ao nosso lado, por isso eu acho que a partilha é muito importante.

      Aparece por cá sempre que quiseres, és muito bem vinda!

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Uhmmm que vontade de comer agora uma fatia!! Que aspecto mais delicioso!
    Obrigada minha querida , por partilhares mais esta receita**
    Beijinho grande grande**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pela companhia que é sempre tão deliciosa Catarina*
      Se experimentares avisa! Para a próxima acho que vou arriscar a receita e juntar um bocadinho de canela!

      Eliminar